
Mileny Andrade (estagiária), sob supervisão de Leônidas Badaró
A Prefeitura de Rio Branco anunciou, nesta quinta-feira, 25, a criação de um grupo de trabalho destinado a discutir propostas para o desenvolvimento econômico, social e sustentável dos mercados municipais da capital. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado.
O grupo terá como missão identificar oportunidades que fortaleçam a gestão, operação e manutenção desses espaços, preservando suas atividades tradicionais e levando em conta aspectos socioculturais, urbanísticos e de sustentabilidade. Também está prevista a análise dos atuais termos de concessão e permissão, que poderão ser revisados ou readequados, além da criação de novos instrumentos de gestão.
Entre as atribuições, estão o estudo de medidas para ampliar a atividade econômica, regularizar eventuais desconformidades urbanísticas e propor diretrizes específicas para cada mercado municipal.
A iniciativa ainda prevê parcerias com entidades e instituições especializadas em gestão de negócios, visando à elaboração de um estudo de viabilidade econômica para possíveis concessões.
O grupo será coordenado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seinfra) e contará com representantes de outras secretarias, como Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Planejamento, Finanças, Gestão Administrativa e da Procuradoria-Geral do Município.
O prazo inicial para conclusão dos trabalhos é de três meses, prorrogável também pelo mesmo período. Ao final, um relatório será apresentado ao prefeito Tião Bocalom.