
A Tribuna Popular realizada nesta quinta-feira, 25, na Câmara de Rio Branco, teve como principal objetivo defender o Projeto de Lei (PL) que foi apresentado na casa legislativa que reconhece os cursos de vigilante como pontuação para prova de títulos em concursos públicos, processos seletivos e quaisquer outras funções públicas direcionadas a proteção de pessoas ou patrimônios públicos a nível municipal. O PL, de autoria do vereador Neném Almeida (MDB), foi vetado pelo Executivo Municipal.
O deputado federal, Coronel Ulysses (União), foi um dos nomes a participar do debate. Presidente da Frente em Defesa da Segurança Pública e da Segurança Privada na Câmara Federal, o parlamentar destacou os projetos apresentados, a nível federal, voltados a categoria.
“Para para que asseguram os direitos, as prerrogativas dessa categoria, como a questão da aposentadoria especial, questão do porte de arma fora de serviço, o reconhecimento da atividade como complementada da segurança pública. Nós estamos aqui para dar uma contribuição ao convite do vereador que é o autor desse projeto a nível municipal e é muito importante parabenizá-lo pelo reconhecimento que ele está tendo junto a essa categoria e, principalmente, por trazer esse assunto ao nível municipal e que nós entendemos a importância da vigilância, do profissional da segurança privada nas escolas, nas creches, nos postos de saúde, em várias áreas”, destacou o deputado.
Segundo Ulysses, a proposta permite que a atividade do vigilante desonere a segurança pública e, assim, a polícia pode atuar em outros locais.
“Tendo em vista que as instalações e os locais físicos aonde esse segurança está cuidando do patrimônio de vidas e a polícia pode atuar em situações mais graves. Então, é muito importante esse projeto. Temos vários projetos que estão sendo apresentados na Câmara Federal e fico feliz que esse assunto também esteja trazendo esteja sendo trazido a nível municipal”, pontuou o parlamentar.
O presidente do Sindicato dos Vigilantes, Raimundo Nonato Souza dos Santos, afirmou que um outro objetivo da tribuna é a apresentação de uma nova proposta que, desta vez, vem da Prefeitura.
“Esse projeto beneficia muito a nossa categoria. Porque as pessoas que tem o curso podem usá-lo como prova de título para um possível concurso na área de segurança. Então, para nós é muito importante e esperamos que os vereadores se sensibilizem com essa