
O Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado neste sábado, 27 de setembro, foi marcado por um gesto de solidariedade que salvou três vidas no Acre. A data foi celebrada de uma maneira especial com a realização de três transplantes de órgãos, dos quais dois de rim e um de fígado.
Os órgãos foram doados por uma família de Rio Branco, como resultado da campanha Setembro Verde de conscientização sobre a doação de órgãos realizada pela Secretaria de Estado de Saúde e da Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre).
As cirurgias começaram por volta das 6h e se encerraram às 21h e os transplantes ocorreram com sucesso. Agora, os pacientes seguem internados na Fundhacre onde recebem acompanhamento multiprofissional da equipe do complexo hospitalar.
O secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, destacou o avanço dos programas ao longo dos anos. “O governo do Acre tem investido muito nos programas de transplantes para assegurar que os pacientes tenham todo o acompanhamento necessário, antes, durante e após os procedimentos, mas, nada disso importa se não houver o principal, que é a doação de órgãos. Por isso, precisamos falar mais a respeito disso, pois, só assim, conseguiremos aumentar o número de doações dentro do estado e continuar salvando vidas”, afirmou Pascoal.
Soron Steiner, presidente da Fundhacre, reforça que 80% dos transplantes realizados no Acre são feitos com doações de fora do Estado. “A maior parte dos órgãos transplantados aqui no Acre vem de outros estados. A estimativa é de que esse percentual chegue a 80% e passar esse dia tão especial com a equipe transplantando três órgãos, além de coletar duas córneas que irão devolver a visão a duas pessoas, é muito gratificante e é um sinal de que toda a campanha que realizamos ao longo deste mês está dando certo”, frisou.
A coordenadora do Serviço de Transplantes da Fundhacre, Valéria Monteiro, reforça que a campanha encerra, mas o diálogo acerca do assunto deve permanecer. “Foi um mês de campanha intensa e é emocionante pra nós acompanharmos de perto o fruto desse trabalho. Hoje três pacientes terão de volta sua qualidade de vida e só temos a agradecer à família que teve tamanho gesto de generosidade. Mas é importante reforçar que a doação de órgãos é um tema que precisa ser abordado durante todo o ano”, enfatizou.
O programa de transplantes do Acre foi instituído no ano de 2006 e vem salvando vidas ano após ano. Desde então, foram 560 transplantes realizados no total entre as modalidades de rim, fígado, córnea e, recentemente, transplante ósseo. Com os três procedimentos realizados com sucesso neste sábado, 27, sobe para 30 o número de transplantes realizados somente em 2025, sendo: nove transplantes renais, sete de córnea, 13 de fígado e dois ósseos.
Com informações da Agência de Notícias do Acre