
O secretário de Educação do Acre foi o entrevistado na última quarta-feira, 1, no podcast Um Dedin de Prosa, transmitido ao vivo pelas redes sociais e YouTube do Portal Acre, e falou sobre educação, obras estruturantes do estado e política. Vamos conferir um pouquinho o resumo da entrevista do professor Aberson de Carvalho.
Educação no Acre
Aberson disse que a educação no Acre é feita da maneira que se pode fazer. Existem situações diversas e por conta da logística é um desafio levar as condições necessárias para os alunos. Se disse bem ciente de toda essa problemática e deixou claro que as condições são complicadas em algumas regiões do estado por conta do acesso, mas que isso não pode ser um impeditivo para que os estudantes não estejam em sala de aula.
Tablet para 100% dos alunos do ensino médio
O gestor da educação também deu outro dado importantíssimo, todos os 35 mil alunos da rede estadual que estão cursando o ensino médio receberam um tablet com chip de internet do governo do estado. Segundo Carvalho, a internet é uma ferramenta fundamental para o ensino nos tempos atuais. Por isso também, o investimento em novas tecnologias.
Prato extra
O prato extra (uma refeição a mais para os alunos da rede pública, inclusive nas férias) é de fundamental importância para o ensino, pois de barriga vazia ninguém se concentra para fazer nada, quanto mais estudar e aprender alguma coisa.
2,5 mil professores empossados em janeiro de 2026
Outra garantia que o secretário de Educação deu foi o chamamento e posse dos 2,5 mil professores aprovados no último concurso público até janeiro de 2026. Serão novos servidores na folha de pagamento do estado, um reforço gigantesco para a educação do Acre.
Política na veia
Aberson disse também que vai trabalhar pela unidade entre o grupo político que hoje governa o Acre (Gladson, Mailza e Bocalom) para uma composição entre a vice governadora e prefeito de Rio Branco. Reiterou que não houve rompimento, apenas divergências o que é natural na política. Deixou claro que a prioridade é a eleição de Gladson ao Senado, Mailza ao governo e Socorro Neri à reeleição na Câmara Federal.
Não será candidato
A coruja Caboré perguntou se o secretário seria candidato nas próximas eleições e a resposta foi seca e direta: NÃO, sou candidato a continuar como secretário de Educação e ajudar o Acre a desenvolver cada dia mais nessa área.
20 milhões para instituição da Bahia
A deputada Meire Serafim mandou uma emenda de 20 milhões para uma instituição na Bahia. Após a publicação de uma reportagem, a parlamentar emitiu uma nota e gravou um vídeo dizendo que enviou de fato essa emenda pra Bahia, mas que esse recurso será aplicado no Acre e que no estado não tem nenhuma empresa habilitada para esse tipo de ação do plano de trabalho do objeto da emenda parlamentar. Vamos ficar de olho.
Dia do vereador
Ontem dia 01/10 foi celebrado o Dia do Vereador. No Acre houve comemorações para todos os gostos.
Caboré: teve até aquela vereadora que não é do Acre, dizendo que mulher tem que apanhar mesmo, que ela é a favor de uma mão de peia boa de vez e sempre. Deus me livre no mundo das corujas ter uma vereadora dessas.
E no mundo de humanos também corujinha linda do meu coração. Te amo ❤️
Sorteio de 500 casas populares

O governador Gladson Cameli e a vice-governadora Mailza Assis participaram do sorteio de 500 casas populares que o governo do Estado, com recursos do Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. Moradia digna para os mais carentes sempre é importante e nunca é demais.