Rio Branco, 16 de outubro de 2025.

Solerni Energisa Solar

Projeto propõe instalação de botões de alerta de proteção em unidades de saúde de Rio Branco

Foi apresentado na sessão da Câmara de Vereadores nesta quarta-feira, 8, um Projeto de Lei (PL) que propõe a instalação de botões de alerta de proteção imediata em todas as unidades de saúde municipais de Rio Branco. A proposta é do vereador Samir Bestene (PP).

Conforme o texto do projeto, as unidades de saúde da capital acreana devem instalar, em locais estratégicos e de fácil acesso, botões de alerta para serem utilizados em situação de emergência.

Projeto busca preservar integridade física e mental dos servidores do setor. Foto: Dell Pinheiro

“O crescimento de ocorrências de violência, ameaças, tentativas de invasão e outras situações de risco em ambientes públicos, especialmente em unidades de saúde do município de Rio Branco, justifica a adoção de medidas preventivas e de resposta rápida, voltadas à preservação da integridade física e psicológica dos servidores da saúde e dos usuários do serviço público”, diz parte da justificativa do PL.

Esses botões, também conhecidos como “botões de pânico”, servem para alertar a Secretaria Municipal de Saúde e o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) em casos de violência, o que permite uma resposta rápida das forças de segurança.

“O Botão de Alerta de Proteção Imediata é um dispositivo de segurança silencioso e eficaz, amplamente utilizado em instituições públicas e privadas, capaz de acionar imediatamente as autoridades competentes em situações de emergência. Sua implementação permite que as forças de segurança atuem de forma mais ágil e coordenada, reduzindo o tempo de resposta e, consequentemente, os danos potenciais”, detalha o documento.

Outro ponto destacado na proposta é que a instalação deve seguir as normas técnicas de segurança vigentes. O objetivo é aumentar a segurança e proteger a vida de funcionários e usuários das unidades de saúde. 

“Trata-se de uma iniciativa que fortalece a segurança pública e contribui para tranquilizar os profissionais e usuários das unidades de saúde, promovendo maior confiança e proteção nos serviços públicos municipais”, destaca a proposta.

Segundo o projeto, ficam a cargo do município: a regulamentação dos locais específicos de instalação, o modelo do dispositivo, o protocolo de acionamento e resposta, além da integração com os órgãos de segurança pública.

Compartilhe em suas redes

» Mais Lidas

1
Representantes da classe política prestigiam inauguração e destac...
2
Vai parar
Greve dos médicos no Acre começa nesta sexta; Saiba o que funcion...
3
Como ajudar meu filho a falar? Dicas para estimular a linguagem d...
4
Empreendedores podem participar de feiras em Rio Branco; Saiba co...
5
Pedro Pascoal diz que greve dos médicos coloca vidas em risco
Sem Fronteiras

» Notícias Relacionadas

1200X250 - cópia (6)