Rio Branco, 18 de outubro de 2025.

23.1 - DIGITAL_MASTER---PMRB_SAÚDE-DA-MULHER

Com atividades lúdicas, escolas de Rio Branco incentivam a arte e a criatividade na Semana da Criança

As escolas proporcionaram diversão e interação para as crianças Foto: Emely Azevedo

Como forma de celebrar a infância e reforçar os direitos das crianças através de atividades de lazer, diversão e aprendizado, diversas escolas do país promovem a Semana da Criança. No Acre não seria diferente e colégios da rede pública e privada realizaram atividades para a criançada.

O Colégio AME (Associação Modelar de Ensino) é um dos exemplos de instituições que realizam atividades que unem diversão e aprendizado durante a semana que antecede o dia das crianças. De acordo com a coordenadora pedagógica do AME, Elândia Dantas, todos os alunos participam da experiência, desde a pré-escola até o terceiro ano do Ensino Médio.

“Neste ano o tema das atividades da Semana da Criança foi desenvolvimento sustentável, trabalhamos meio ambiente, construímos uma cartilha em forma de Bobbie Goods para que pudessem pintar. Também trouxemos as crianças da terceira série do ensino médio, que são anos finais que estão se despedindo da escola, para trocar essa informação, essa ideia sobre a vontade de voltar a ser criança e para mostrarmos a dificuldade de crescer”, destacou a coordenadora.

Aprender brincando é um dos focos da Semana da Criança nas escolas Foto: Emely Azevedo

Durante a Semana da Criança os alunos do AME assistiram teatro de fantoches, sessão de cinema, realizaram lanches compartilhados, festa à fantasia e uma imersão ambiental em uma visita ao Horto Florestal.

A coordenadora explicou ainda que a programação também buscou trabalhar as emoções e ser um mecanismo de tirar o foco das crianças das telas. “Os alunos se caracterizaram, vieram, expandiram a vontade de ser criança, os maiores puderam falar sobre as dificuldades de crescer. Sem contar que o envolvimento deles em tantas atividades fez o interesse deles pelo celular diminuir muito porque as tarefas e as atividades foram tão intensas, criou uma expectativa e um envolvimento tão profundo que as telas foram insignificantes”, afirmou Elândia.”, enfatizou Elândia.

Atividades culturais também foram parte da programação Foto: Emely Azevedo

Para a aluna do 5ºª ano, Mirella Louise Campos, de 11 anos, a Semana da Criança é bastante animada. “Estou simplesmente adorando essa semana, várias atividades divertidas, muitas fotografias tiradas, várias brincadeiras feitas. E eu aprendi que não devemos colecionar tristezas e sim vários momentos de alegria”, apontou a estudante.

Fortalecendo os laços familiares

As escolas públicas do Acre também estão empenhadas nas atividades voltadas para a criançada. Uma delas é a Escola Municipal de Educação Infantil Chrizarubina Leitão Abrahão. De acordo com a gestora, Luciana França, a instituição de ensino preparou diversas atividades para os alunos.

A valorização da infância foi um dos focos da programação Foto: Emely Azevedo

“Nós fizemos a festa cultural, tivemos o dia do cabelo criativo com picolé, danças e desfile dos cabelos. O dia da meia divertida, com pipoca, algodão-doce e recreação no pátio, banho de mangueira, pizza. Fizemos ainda uma festa do pijama com cinema, pipoca e guloseimas. E aproveitamos para trazer um teatro sobre educação no trânsito em parceria com o Detran além de uma festa à fantasia para encerrar a semana com direito a bolo, cachorro-quente e brinquedos infláveis”, acrescentou.

Luciana compartilhou que uma das preocupações que a escola teve ao desenvolver as atividades foi de incluir todas as crianças, ao oferecer adereços para aquelas que não tinham condições de levar os seus, além de fortalecer o vínculo familiar e estimular a criatividade dos pequenos.

“Não comemoramos apenas o Dia da Criança, mas a Semana da Criança, entendendo que é um momento muito importante para elas, além de ser uma semana em que podemos proporcionar às famílias que criem um vínculo com a sua criança, pois é um momento que necessita de preparação e as famílias têm aquele momento de usar a criatividade.”, concluiu.

Compartilhe em suas redes

Seagro2