
Na manhã desta terça-feira (14) um fenômeno natural ao redor do sol chamou a atenção dos moradores de Sena Madureira. Nas imagens é possível ver um círculo ao redor do sol, com cores semelhantes ao de um arco-íris.
Trata-se do fenômeno óptico chamado halo solar. Ele acontece quando a luz do sol interage com cristais de gelo suspensos em nuvens altas (do tipo cirrus), causando refração e reflexão da luz e dividindo-a nas cores do arco-íris, formando um círculo luminoso ao redor do sol.
O fenômeno rapidamente ganhou as redes sociais, gerando questionamentos do que seria, e as possíveis causas.
Como ocorre o halo solar
No momento em que a luz passa de um meio para o outro, ocorrem os fenômenos de reflexão (a luz se reflete) e refração (a luz se refrata em um ângulo diferente do incidente). Assim, conforme verificado por Sir Isaac Newton, quando a luz branca do Sol atravessava um prisma, além de ela ser influenciada por esses fenômenos, também se decompõe em várias cores, semelhantes às do arco-íris.
Dessa mesma forma ocorre o fenômeno do halo solar, no qual os cristais finos de gelo suspensos em nuvens carregadas na atmosfera têm a função do prisma, desviando a luz e direcionando-a até nossos olhos.