Rio Branco, 18 de outubro de 2025.

Seagro3

Lei proíbe nomeação de condenados por racismo, tráfico de drogas e crimes contra crianças e adolescentes em cargos públicos em Rio Branco

Lei veda contratação em cargos públicos na prefeitura de Rio Branco: Foto cedida

Mileny Andrade (estagiária), sob supervisão de Leônidas Badaró

Foi publicado no Diário Oficial (DOE) desta sexta-feira, 17, a lei que amplia as restrições para nomeação em cargos públicos administrativos e políticos, incluindo novas proibições relacionadas a crimes graves pela prefeitura de Rio Branco.

A norma determina que não poderão ocupar cargos na administração direta e indireta, autarquias e fundações públicas pessoas condenadas por racismo, tráfico de drogas e por crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Código Penal, quando a vítima for criança ou adolescente.

Também seguem proibidas as nomeações de pessoas condenadas por violência doméstica e familiar contra a mulher e crimes contra a dignidade sexual.

A legislação busca reforçar os princípios da moralidade e da ética na administração pública municipal, impedindo que pessoas com condenações em crimes dessa natureza ocupem funções de confiança ou representatividade no poder público.

Compartilhe em suas redes

» Mais Lidas

1
Médicos do estado decidem deflagrar greve na sexta-feira
2
Calixto falando ou dizendo?
3
Bombeiros iniciam busca por pai e filho que desapareceram após sa...
4
Representantes da classe política prestigiam inauguração e destac...
5
Vai parar
Greve dos médicos no Acre começa nesta sexta; Saiba o que funcion...
Sem Fronteiras

» Notícias Relacionadas

Ban_PMRB_SEMSA_12-08-25_1200x250_01