Rio Branco, 18 de outubro de 2025.

Seagro2

Estudante do curso de Jornalismo é vítima de racismo e centros acadêmicos se manifestam nas redes sociais

O Centro Acadêmico de Jornalismo Elson Martins, da Universidade Federal do Acre (Ufac), publicou na noite deste sábado, 18, uma nota de repúdio ao episódio de racismo contra um estudante do curso de Jornalismo por meio de grupos de mensagens. Segundo informações, uma estudante do curso de Inglês teria produzido figurinhas com fotos do aluno ao lado da imagem de um macaco.

Estudantes mostraram solidaridade à vítima. Foto: caemufac/instagram

Na nota, os centros exigiram um posicionamento da Ufac e medidas urgentes dos órgãos responsáveis para que a autora do crime seja responsabilizada pelo dano causado.

“O racismo é um crime e uma ferida histórica que segue sendo reaberta todas as vezes que uma pessoa negra é desrespeitada, violentada ou ridicularizada pela cor de sua pele. Os centros de Jornalismo e de Inglês reafirmam que não serão coniventes com atitudes racistas, tampouco com qualquer tentativa de silenciamento das vítimas”, diz trecho da nota.

A Associação Atlética Acadêmica de Letras da Ufac (STRIX), divulgou que a responsável pelo crime, que ocupava um cargo dentro do movimento estudantil, foi removida da diretoria.

Compartilhe em suas redes

Seagro3