Rio Branco, 22 de outubro de 2025.

Seagro3

Briga feia: Joabe Lira e Leôncio Castro, presidente e vice da Câmara de Rio Branco, trocam acusações durante sessão: “Incompetente”

Discussão entre integrantes da Mesa Diretora movimentou sessão da Câmara em Rio Branco: Foto Dell Pinheiro

A sessão na Câmara de Vereadores nesta terça-feira, 21, teve sérios embates entre os parlamentares. Além do atrito entre o vereador João Paulo (Podemos) e o presidente da casa legislativa, o vereador Joabe Lira (União), o vice-presidente da Mesa Diretora, Leôncio Castro (PSDB) também fez fortes declarações sobre Lira.

Durante a fala de João Paulo no grande expediente, Castro defendeu que os parlamentares, ao fazerem críticas à atual gestão da Câmara, devem ser direcionadas a Lira e não à Mesa Diretora.

“Sobre a problemática que passa essa casa, quero me defender, enquanto membro da Mesa Diretora, que o nosso presidente administra essa casa como o verdadeiro dono da bola. Você sabe aquela historinha quando a gente é criança que tem o dono da bola? Então, eu considero o vereador Joabe Lira como o dono da bola”, disse o parlamentar.

Conforme Leôncio, o presidente da casa centraliza as decisões da mesa. O parlamentar também chamou Joabe de incompetente.

“Tudo é feito à mão de ferro por ele. A Mesa Diretora, tanto eu como os demais membros, não temos nenhum tipo de participação. Então, tudo o que acontece nessa casa é por incompetência única e exclusivamente do dono da bola, que é o vereador Joabe Lira. Nada mais que isso. Então, peço aos senhores que, quando forem fazer novas críticas à atual gestão, não falem em Mesa Diretora. Falem única e exclusivamente ao dono da bola, que é o vereador Joabe Lira”, declarou.

Joabe rebateu as falas feitas por Castro. “Só respondendo o questionamento do vereador Leôncio Castro, se tem alguém incompetente aqui é ele, que não assumiu nenhum cargo de relevância pública. E outra coisa, todos os servidores que foram nomeados, inclusive as diretorias que são os responsáveis também pelo ponto, que todos estão vindo cumprir seu serviço diário para que se possa auxiliar nos serviços prestados pela Câmara”, defendeu o parlamentar.

De acordo com o presidente da casa, o servidor que serve o café, destacado durante as críticas feitas por João Paulo, foi recontratado na atual gestão.

“Porque na gestão anterior, ele tinha saído por não ter mais contrato. A Câmara anteriormente tinha um contrato com praticamente 50 pessoas terceirizadas. Hoje nós temos três. Então, nós temos trabalhado muito, com muita transparência. Tivemos inclusive uma reunião ontem mostrando os números da casa, que vai ser mostrado para todos os vereadores também, para que se saibam a real situação”, disse.

O vereador Fábio Araújo (MDB), também fez uso da palavra e criticou Lira. “Não admito o presidente usar a palavra e dizer que teve dificuldade para pagar salário de vereador esse mês. Meu presidente, me desculpe, mas se vossa excelência, vou lhe falar mais uma vez, se não tem condições de continuar na presidência, peça para sair. Porque eu não admito, já lhe falei várias vezes: o senhor sentou na cadeira de presidente dia primeiro de janeiro. Então, o orçamento da casa de 2025 é sua inteira responsabilidade. Não é minha, nem do vereador Raimundo Neném, ex-presidente desta casa”, complementou.

Compartilhe em suas redes

Seagro2