Rio Branco, 3 de novembro de 2025.

Banner_Chuvas_1200x250px (1) (1)

Jorge Viana apresenta cafeicultura acreana a compradores internacionais de nove países

O Acre viveu neste domingo, 2, um momento histórico ao receber uma comitiva internacional de especialistas, investidores e compradores de café que percorreu áreas de produção para conhecer o avanço e a qualidade dos robustas amazônicos. A missão integra o programa Exporta Mais Brasil e foi liderada pelo presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, que trouxe ao estado uma etapa inédita da Semana Internacional do Café (SIC).

Jorge Viana coordena atividade em propriedade localizada em Boca do Acre. Foto: Assessoria

A visita de campo ocorreu em uma propriedade rural localizada na Vila Pia, BR-317, sentido Boca do Acre, na unidade produtiva do superintendente da Cooperacre, Manoel Monteiro. O grupo acompanhou práticas de manejo sustentável, processos de pós-colheita e sistemas produtivos que vêm consolidando o Acre como nova referência na cafeicultura amazônica.

Representantes de Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, China, Espanha, Croácia, Rússia, Israel, Tailândia e Chile participaram da atividade, que reuniu também pesquisadores, técnicos, cooperativas e especialistas renomados como João Travain, presidente da Caferon, e Carmen Lúcia “Ucha” Chaves de Brito, vencedora do Cup of Excellence 2025.

Grupo teve acesso a diversos processos de produção. Foto: Assessoria

“O Acre está escrevendo uma nova história no café”, diz Jorge Viana

Durante a visita, Jorge Viana destacou o significado estratégico da agenda para o Acre e para o país.

“O Acre está vivendo um momento histórico na cultura do café. Esse evento muda a história da cafeicultura no Brasil. Estamos construindo uma nova matriz econômica, com esforço conjunto de produtores, cooperativas, instituições e governo. O Acre tem futuro, e o café já desponta como uma das grandes forças dessa transformação”.

Viana também destacou que o avanço do setor começou há mais de uma década, com a chegada dos primeiros clones adaptados da Amazônia, e reforçou o papel da ApexBrasil na internacionalização do produto.

Reconhecimento internacional e identidade amazônica

O presidente da Caferon, Juan Travain, celebrou o momento. “O Acre está mostrando ao mundo cafés raros, singulares e em franca evolução. Esse é o caminho para posicionar o Brasil como potência mundial com cafés excepcionais e de identidade própria”.

A produtora e referência mundial Ucha Brito também elogiou o avanço regional. “Estamos encantados com o que vimos aqui. O Acre demonstra técnica, paixão e identidade nos robustas amazônicos. O Brasil será líder mundial não só nos arábicas, mas também nos canéforas.”

Cupping: degustação técnica internacional

A programação continua nesta segunda-feira, 3, às 8h, com a sessão de cupping (degustação técnica internacional) no Restaurante Mata Nativa, em Rio Branco. O processo analisará atributos sensoriais dos cafés, etapa chave para ampliar mercados e atrair compradores globais.

Nova fronteira econômica para o Acre

A iniciativa fortalece o ecossistema produtivo regional e integra ações da ApexBrasil, BSCA, Caferon, Embrapa, cooperativas e governo estadual, consolidando o Acre como protagonista de uma nova fase da cafeicultura amazônica e da economia florestal sustentável.

Compartilhe em suas redes

Detran 1200 x 250