O café Robusta Amazônico, produzido em território acreano e reconhecido nacional e internacionalmente pelas qualidades sensoriais excepcionais, tem se consolidado como a principal aposta da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) para fortalecer a participação do estado no setor cafeeiro mundial. Durante o episódio desta segunda-feira, 3, do podcast do Portal Acre, “Um Dedin de Prosa”, o secretário José Luis Tchê falou sobre a missão de tornar o café acreano ainda mais reconhecido no mercado estrangeiro.

“Quando assumimos a secretaria, já se plantava café no Acre, o que ninguém sabia é que produzimos um café tão especial. E tudo isso, agregado a nossa história de luta, de superação, de vínculo com a preservação, conta muito. Quando a gente anda por aí, nas missões, e falamos do café Robusta, todo mundo quer conhecer e experimentar o nosso café”, disse Tchê.
Ainda de acordo com o secretário, o Concurso de Qualidade do Café Robusta Amazônico do Estado do Acre (Qualicafé), surgiu como uma forma de impulsionar a produção e reconhecer a potência do café local, o que chama a atenção de investidores e de apoio que chega em forma de maquinário e condições dignas de produção.
“Nós queremos dar dignidade a todos os produtores, seja de café, de cacau. E nosso governo tem fornecido as condições para que os produtores e produtoras se capacitem, entendam todos os passos pré e pós colheita, porque foi assim que a gente melhorou e muito a qualidade do nosso grão e fomos reconhecidos por isso”, finalizou.







