Rio Branco, 4 de novembro de 2025.

1200x250 (3)

Matheus Paiva solicita ação emergencial para conter alagamentos e esgoto no Beco da Mata

“As residências do Beco da Mata têm sido constantemente atingidas por inundações”, disse. Foto: Pâmela Celina

O vereador Matheus Paiva (União) apresentou na sessão desta terça-feira, 4, da Câmara de Rio Branco, um ofício à Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb), ao Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seinfra) e à Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI) solicitando intervenções conjuntas para conter alagamentos e esgoto no Beco da Mata, localizada no bairro Placas, parte alta da capital acreana.

De acordo com o parlamentar, em visita realizada na última sexta-feira, 31 de outubro, ao Beco da Mata, foi constatado uma série de problemas estruturais e ambientais que vêm comprometendo seriamente a qualidade de vida dos moradores da localidade. Portanto, exigindo ações conjuntas de diferentes secretarias municipais.

“Durante períodos de chuvas, as residências do Beco da Mata têm sido constantemente atingidas por inundações causadas pelo transbordamento de um córrego existente nas proximidades, o qual atravessa a via e invade os imóveis, transportando água contaminada e de esgoto com sérios riscos evidentes à saúde pública. Além disso, o acúmulo de entulho, lixo e vegetação alta no local tem obstruído boeiros e canais de drenagem, agravando ainda mais a situação”, declarou o parlamentar em parte do seu discurso.

O vereador destacou que o trecho citado não é pavimentado, contribuindo para o acúmulo de lama e dificultando o acesso dos moradores e veículos de serviços essenciais no local.

“Diante do exposto, solicito uma ação integrada das respectivas pastas: da Emurb, a instalação de manilhas e redes de drenagem adequadas para o escoamento da água pluvial, de modo a evitar o transbordamento do córrego; do Saerb, a intervenção da rede de esgoto e saneamento garantindo o direcionamento correto do fluxo e evitando o refluxo para dentro das residências; da Seinfra, a avaliação e pavimentação do trecho não asfaltado do Beco da Mata, integrando a via principal já asfaltada; da Secretaria de Cuidados com a Cidade, a realização de limpeza, roçagem e retirada do entulho e lixo acumulado ao longo da via e as margens do córrego”, pontuou sobre o que cada pasta deve fazer para melhorar as condições do local.

O parlamentar acrescentou: “A situação, senhores, exige um caráter emergencial considerando os prejuízos materiais e riscos sanitários enfrentados pelas famílias que ali residem. Ressalta-se que os moradores têm manifestado reiteradamente suas preocupações e esperam providências efetivas do Poder Municipal. Sabemos que estamos na chegada do inverno e, com as chuvas, a água leva todo aquele esgoto para dentro das residências, comprometendo a saúde pública dos moradores ali da região”, complementou.

O vereador vai apresentar o ofício as quatro secretarias, além de protocolar na Câmara de Rio Branco para que as medidas necessárias sejam tomadas.

Compartilhe em suas redes

» Mais Lidas

1
Médicos do estado decidem deflagrar greve na sexta-feira
2
Calixto falando ou dizendo?
3
Bombeiros iniciam busca por pai e filho que desapareceram após sa...
4
Representantes da classe política prestigiam inauguração e destac...
5
Vai parar
Greve dos médicos no Acre começa nesta sexta; Saiba o que funcion...
Sem Fronteiras

» Notícias Relacionadas

Ban_PMRB_SEME_12-08-25_1200x250_01