A Semana Internacional do Café 2025 (SIC), evento que reúne representantes do setor cafeeiro de diversos países, está consolidando o estado acreano como uma das potências do café robusta amazônico.
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, que também participa do evento, reforçou o potencial do café no estado acreano.

“Eu sempre falei que o Acre tem as melhores terras do Brasil. Agora, a Embrapa disse que é o melhor clima do país para fazer agricultura. E desde que eu cheguei em Acrelândia, sempre incentivei o pessoal a plantar café”, declarou.
O gestor da capital acreana relembrou a época em que foi prefeito de Acrelândia e distribuiu cerca de 300 mil mudas de café, como forma de incentivar o plantio do grão.
“Por isso que Acrelândia hoje é o que é. Então, sou um grande entusiasta do café. E não tenho dúvida nenhuma. A nossa saída para o Acre é o café, é a agricultura familiar também. A agricultura de alta escala é ótima. Nós temos um dos melhores chãos, o melhor clima para produzir soja, milho, entre outros”, disse.
Bocalom reforçou ainda. “Mas para o pequeno agricultor, para agricultura familiar, é o café. Eu plantei quatro hectares, que produziu do terceiro para o quarto ano, eu vou ter lucro de cerca de R$ 500 mil. Agora, é óbvio que cuidei direitinho, meu café deu 140 sacos por hectare, mas tem que cuidar direitinho”, acrescentou.
Para o prefeito de Rio Branco, este é o momento de continuar a plantar café. “Estou feliz com a ajuda de Mâncio Lima, da cooperativa, com muita gente trabalhando. Então, Acrelândia está dando destaque, inclusive hoje aqui, tem dois produtores, entre os 15 melhores do Brasil. Estou muito feliz”, afirmou.








