Rio Branco, 21 de novembro de 2025.

Sem fronteiras 4

Urap Maria Barroso promove ação de prevenção a diabetes e oferta serviços diversos para comunidade rio-branquense

Em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado anualmente no dia 14 de novembro, a prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza uma programação na URAP Maria Barroso, das 8h às 12h, com o intuito de fortalecer a prevenção, o diagnóstico precoce e o cuidado integral com a saúde.

Serviços serão ofertados até às 12h desta sexta-feira, 14. Foto: Assessoria

No período da manhã, a população está tendo acesso a serviços como imunizações, exames de hemoglobina glicada, aferição de pressão arterial, práticas integrativas e complementares de saúde, como aromaterapia, ventosaterapia e auriculoterapia, solicitação de eletrocardiograma, aula de aeróbico e outros.

Somente na unidade localizada na Baixada da Sobral, 180 pacientes diabéticos estão cadastrados e são assistidos pelas equipes capacitadas. Para o gestor da Urap Maria Barroso, Jhon Willer, a iniciativa garante a oferta de atendimento qualificado para toda a comunidade.

Gestor da Urap, Jhon Willer, reforça importância dos exames de rotina. Foto: Assessoria

“Hoje, todos os nossos pacientes irão fazer o teste de hemoglobina glicada, porque é por meio dele que a gente consegue avaliar a intensidade da diabetes nesse paciente e isso também faz parte da estratégia de atendimento. Então sempre estamos fazendo essa avaliação, essa triagem, para que em algo de necessidade, a gente possa encaminhar o paciente para um acompanhamento mais rigoroso”, pontuou.

Além disso, a ação conta com avaliações de retina e dermatológicas. “Tudo isso feito para que a gente possa identificar os sinais e, caso tenha algo, poder atender a nossa comunidade”, disse.

Célio Guimarães diz que saúde melhorou por conta do acompanhamento na unidade. Foto: Assessoria

Para Célio Guimarães, de 53 anos, e diabético desde 2004, a unidade tem sido essencial para o atendimento e tratamento. “Desde que eu descobri a diabetes, já comecei a ser acompanhado pela unidade de saúde, e eu recebo tanto a orientação dos médicos, como dos enfermeiros, e hoje minha diabetes é controlada”, compartilhou.

Guimarães reforça a importância do autocuidado. “Eu aconselho que as pessoas sempre se policiem, porque a diabetes pode ser controlada, mas precisa de cuidados, de uma alimentação rigorosa. Hoje eu uso duas botas, mas não culpo a doença, foi por desobediência minha, a amputação foi minha culpa mesmo”.

Compartilhe em suas redes

sem fronteiras 3