
É grande a expectativa para o julgamento do governador Gladson Camelí no STJ, marcado para a próxima quarta-feira, 19. O que vai acontecer? Não sei, na verdade, nem sei se vai ter resultado. Tem gente acreditando, de “pé junto”, que vai ter pedido de vistas.
O certo é que nada está certo
Enquanto isso, volta a se falar o que já foi dito. Toda e qualquer decisão sobre candidaturas do grupo político de Gladson Camelí só vai ser decidida a partir do resultado do julgamento. Sendo candidato, a conjuntura é uma, perdendo os direitos políticos e permanecendo no cargo é outra e se for afastado também. Portanto, se acalmem.
Mailza não é carta fora do baralho
Não sou dos que acham que Mailza é carta fora do baralho em uma disputa ao governo. Se engana quem pensa que Alan Rick ganha fácil. Discordo em gênero, número e grau. Primeiro, a máquina do governo é forte. Se o MDB fechar com sua candidatura é um reforço e tanto, não se pode menosprezar. Outra coisa, Mailza está se emponderando e assumindo o governo, as coisas vão ser do jeito dela. Sua candidatura tem apoio de 17 prefeituras. Se conseguir que Bocalom não seja candidato e lhe apoie, sua candidatura terá em seu palanque o apoio dos gestores que representam mais de 87% do eleitorado acreano.
Pouco explorada

Agora, se eu fosse do marketing de Mailza iria explorar mais o mandato como que exerceu como Senadora da República. A atual vice-governador destinou muitas emendas ao estado e isso pouco tem rendido politicamente. Pode ser que estejam deixando para explorar em uma hora mais apropriada, mas que pode ser melhor aproveitada, sem dúvida.
Mailza do social
Claramente, um dos focos da equipe de marketing de Mailza é mostrá-la como uma mulher das causas sociais, preocupada com os mais humildes e necessitados. Sua ida para a Secretaria de Direitos Humanos e Assistência Social e a criação do “Programa Juntos pelo Acre” não são coincidências.
Falando em campanha
Caros leitores, o período eleitoral nem começou e já temos o tom de como vai ser a campanha. Não esperem apenas discussões sobre projetos e ideias para melhorar a vida do povo. A vida pessoal dos candidatos vai ser explorada ao máximo. E o recado parece ser claro: “do jeito que vier, é lona”. O que isso significa, Badaró? Que toda a acusação vai ter uma resposta de ambos os lados. Quem for “pôdy”, que se quebre.
Banho de sal grosso
Rapaz, se tem alguém que tem passado por uma maré de pouca sorte é o presidente licenciado da OAB-AC, Rodrigo Aiache. É confusão em cima de confusão. A última foi em relação ao seu voto na absolvição do atacante Bruno Henrique, do Flamengo. Em tempo, Aiache é vice-presidente do STJD. A imprensa e a torcida do Palmeiras caíram “pra cima” de Rodrigo. É que o homem, dizem, é mais flamenguista que o Zico.
Demorei, mas falei
A correria fez com que eu esquecesse de falar sobre a inauguração do novo gramado do estádio da Federação de Futebol do Acre e a justa homenagem ao ex-presidente Antônio Aquino, rebatizado de “O Tonicão”. Primeiro, é preciso lembrar que a FFAC é a única do país a ter um estádio próprio. E isso, só foi possível graças à determinação de Toniquim. O evento mostrou também que o choque de gestão na entidade tem feito bem ao futebol do Acre. O reconhecimento veio, inclusive, da viúva de Toniquim.
Dedin de Prosa com Fábio Araújo

O vereador Fábio Araújo (MDB) é o convidado do podcast do Portal Acre desta segunda-feira, 17. A partir desta semana, o “Dedin de Prosa” vai acontecer em duas edições, às segundas e quartas, sempre às 16 horas, pelo canal do site no Youtube. Fábio deve fazer uma avaliação de seu mandato e falar sobre as recentes polêmicas com a prefeitura de Rio Branco.