
A prefeitura de Rio Branco realizou, nesta terça-feira, 18, a cerimônia de reinauguração e oficializou o credenciamento da Escola Municipal de Educação Infantil Luiza Carneiro Dantas, localizada no bairro São Francisco. Com a estrutura reformada, o espaço visa atender a comunidade estudantil com maior segurança, além de ofertar outras formas de aprendizado, como o cuidado com hortas.
O credenciamento, fornecido pelo Conselho Municipal de Educação (CME), reconhece espaços com acessibilidade para crianças com deficiência, alvará da vigilância sanitária, quadro de professores capacitados, certificação do Corpo de Bombeiros e outros segmentos considerados essenciais.
Para o prefeito Tião Bocalom, a educação é o eixo principal de sua gestão. “Uma pessoa que recebe uma educação de qualidade sempre vai produzir mais, render mais na vida, então investir em educação se mostra fundamental. Enquanto prefeito, sempre tenho garantido que nossas escolas estejam equipadas, adaptadas, para atender as necessidades das nossas crianças”, pontuou.

Bocalom citou que o segmento tem avançado de forma positiva no município, com investimentos em conhecimentos sobre tecnologia, educação financeira e empreendedorismo. “É satisfatório ver que a cada dia o nosso trabalho vem melhorando e que nossas crianças estão mais preparadas para o futuro. Queremos que elas sejam empreendedoras, e para isso tem as hortas, tem as aulas de robótica, tem programas de inovação, e não é fácil fazer isso na Amazônia, mas queremos o melhor para as nossas crianças, então fazemos”, acrescentou.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Alysson Bestene, garantir acessibilidade e educação para as crianças é o principal objetivo da busca pelo credenciamento. “Essa é a prova de que a gestão tem investido em segurança e em adaptações para apoiar as crianças que precisam de acompanhamento especial. A escola conta com banheiros para PCDs, com rampas, brinquedos adaptados, então tudo isso foi construído com carinho e amor, pensando em uma educação de qualidade”.

A presidente do CME, Vômea Araújo, explica que o credenciamento evidencia a qualidade estrutural da unidade de ensino. “A escola precisa ter condições físicas e estruturais que garantam segurança para as crianças e para os profissionais, para que o nosso colegiado avalie e a considere apta para receber o credenciamento. E nós já visitamos a escola quatro vezes e garantimos que ela está apta”.
Segundo a diretora da escola, Maria Pereira, as inovações serão devolvidas para a comunidade em forma de ensino qualificado. “É um momento muito importante para a nossa comunidade, porque uma escola credenciada mostra que ela possui estrutura, acessibilidade, então isso é um marco e só temos a agradecer”.


















