Um estudo divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) nesta quinta-feira, 20, data em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, mostra que o Acre é o segundo estado do país com a maior média de equilíbrio racial.
O levantamento mostra a colocação dos estados representada pela distância entre pessoas negras e brancas nos seguintes aspectos: ensino superior completo, renda e expectativa de vida. Quanto maior a distância, pior é a colocação do estado.
O levantamento explica ainda que a nomenclatura “equilíbrio racial” foi proposta e utilizada pelo Índice Folha de Equilíbrio Racial, responsável pela publicação. O estudo foi conduzido pelo Núcleo de Estudos Raciais do INSPER.
Ainda segundo o estudo o Acre tem uma diferença de 0,18 entre pessoas brancas e negras, sendo a segunda melhor média do país, empatado com o estado vizinho de Rondônia. A Região Norte, aliás, tem, praticamente, os melhores índices do país. A primeira colocação está no Amapá e quarta posição é do Amazonas.
Os piores índices, conforme o levantamento, estão no Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro, todos na Região Sudeste do Brasil.
Veja, abaixo, o ranking completo.









