
Era só o que me faltava
Não bastasse a porcaria que é o sistema de transporte público em Rio Branco, a RBTrans, no lugar de pedir desculpas à população e, realmente, resolver o problema, leva “puxa-saco” para querer atrapalhar o trabalho dos profissionais da imprensa. O que aconteceu na sessão da Câmara de Vereadores nesta terça-feira, 13, é inadmissível.
Realmente, a culpa é da imprensa
Essa imprensa é terrível. Certeza que ela é a culpada por, em seis anos, a prefeitura não ter conseguido fazer uma simples licitação do transporte público. E esses jornalistas que colocam uma frota sucateada para rodar na cidade de Rio Branco e ainda fazem o usuário esperar por horas?
Fusão PSDB/Podemos
PSDB e Podemos não vão federalizar, vão se fundir. Na prática, quer dizer que vai surgir um novo partido. No Acre, a nova sigla vem forte e tem chances de fazer dois, ou até três deputados federais.
Quem vai mandar?
As articulações que acontecem nos bastidores é para saber quem vai comandar o partido no Acre. O Podemos tem na presidência, Ney Amorim, atual secretário estadual de Esportes. O PSDB é comandado no estado por Gledson Pereira, que é braço direito do deputado Luiz Gonzaga. Apesar dos sorrisos nas últimas reuniões, cada um se articula para ficar com o domínio do novo partido.
Falando em Ney Amorim
Muita gente acredita que a candidatura de Ney Amorim à Câmara dos Deputados é conversa para “boi dormir”. Gestor de uma secretaria mais quebrada do que “arroz de terceira” e com uma chapa de nomes fortes, Amorim deve mesmo é ser candidato à Aleac, onde já foi presidente. Ney não é burro e sabe a diferença entre ter ou não mandato e suas chances de conseguir um mandato estadual são bem maiores.
Ninguém com mandato
Márcio Bittar vai comandar o PL no Acre, não há dúvidas disso. O problema vai ser, caso insista em não querer ninguém com mandato no partido, arrumar um doido ou doida dispostos a encarar uma eleição para deputado federal. A conta é simples, sem puxadores de voto, vai ser preciso uma votação extraordinária para conseguir uma vaga.
Maior estrategista do Acre
Mas não duvide de que Bittar não faz nada que não seja de caso pensado. Pode até se discutir a qualidade de seu mandato, mas não restam questionamentos de que o homem é uma máquina de articulação. Os principais arranjos da última eleição em Rio Branco, tem as duas mãos de Bittar.
Missionária precisa de banho de sal grosso
A missionária e deputada federal Antônia Lúcia (Republicanos) não anda nos melhores dias. Além de ter sido condenada por improbidade administrativa com perda do mandato (ainda pode recorrer), também perdeu a guarda das netas, por quem brigava na justiça com a filha e mãe das crianças, Gabriela Câmara, presidente do Iteracre.
Kamai candidato ao governo
André Kamai pode ser candidato ao governo pelo PT. Será uma candidatura forte, com chances de ganhar? Não. Mas o petista sabe que há uma lacuna enorme de uma nova liderança da esquerda no Acre e sabe também que reúne as condições para ser essa pessoa. Jovem, discurso sem radicalismo, inteligente, comunica bem. A candidatura seria uma possibilidade de torná-lo mais conhecido em todo o Estado para os próximos voos.
Mazinho rindo à toa
O ex-prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim, anda rindo à toa com as últimas notícias vindas do município. Inimigo político declarado de Gerlen Diniz, atual gestor da cidade, Serafim se diverte ao ver o adversário levando as primeiras pancadas como prefeito.
Sena não é Brasília
Ainda é muito cedo para fazer uma avaliação do mandato de Gerlen. Seria extremamente injusto, afinal, não se passaram nem seis meses de administração. Mas, o que Diniz começa a sentir na pela é a diferença entre ser deputado federal, com todas as benesses de Brasília, e administrar uma cidade do interior do Estado, com poucos recursos e muitos problemas. Se vai reclamar eu não sei, mas não tem direito. Foi uma escolha sua.