Rio Branco, 17 de maio de 2025.

Contem Vida

Terrenos baldios se tornam esconderijo de bandidos em Rio Branco; Prefeitura promete resolver

A população de alguns bairros de Rio Branco tem enfrentado um problema sério com o abandono de terrenos particulares. São espaços abandonados por seus proprietários, que se tornaram refúgio para criminosos praticarem furtos e assaltos e para o consumo de drogas, colocando em risco a segurança de quem trafega pelas ruas e pelos moradores vizinhos aos terrenos.

Prefeitura promete resolver o problema dos terrenos baldios: Foto Luís Oliveira/Portal Acre

Um desses bairros, onde os casos de violência aumentaram nos últimos dias, é o Parque das Palmeiras. Nas últimas semanas, assaltos têm ocorrido na região com frequência. “Um homem armado com uma faca saiu de dentro do mato e só não conseguiu me assaltar porque um carro ia passando na hora e ele assustou e saiu correndo. Já era início da noite e com o mato alto, ele tava escondido dentro do capim alto”, relata uma estudante que sofreu uma tentativa de assalto.

O Portal Acre entrou em contato com a prefeitura de Rio Branco, responsável pela fiscalização, para saber que providências estão sendo tomadas para amenizar o problema. Vale ressaltar que a lei determina que a responsabilidade pela conservação dos terrenos é de cada proprietário.

Zilma Macedo, responsável pela fiscalização urbana da capital, explicou os canais de denúncias que a população pode utilizar.

“As denúncias podem ser feitas de duas maneiras, pessoalmente na SEINFRA, na rua Rui Barbosa, 325, (Antigo Mira Shopping), ou por Whatsapp, ou ligação, no (68) 3212-7445. Pelo telefone, a gente orienta que a população mande vídeos, fotos e endereço, e a denúncia é totalmente anônima”, disse a diretora.

Terrenos baldios
Terrenos abandonados viram refúgio de bandidos e aumentam casos de violência: Foto Luís Oliveira/Portal Acre

Zilma ainda destacou que quando os donos desses terrenos são identificados, eles são notificados com auto de infração e de advertência, e podem sofrer uma multa no valor de uma multa que pode passar de R$ 1 mil.

O secretário de Infraestrutura de Rio Branco (SEINFRA), Cid Ferreira, também conversou com a reportagem e destacou que o município está concluindo um levantamento de todos os terrenos baldios na capital, para ser feito um mutirão de limpeza. “Cerca de 85% desse levantamento já está concluído. Assim que terminamos, vamos realizar um grande mutirão para resolver esse problema, mas não vamos deixar de cobrar a responsabilidade dos donos dos terrenos”, explica.

Veja o vídeo:

Compartilhe em suas redes

Contem Vida