A capital acreana recebe, no próximo sábado, dia 17 de maio, uma oficina gratuita de escrita dramatúrgica no Parque Capitão Ciríaco, das 14h às 17h. A atividade tem como proposta central estimular a criação de textos teatrais a partir de relatos orais e das regionalidades do estado, valorizando vozes e memórias muitas vezes invisibilizadas pela história oficial.

Mais do que um exercício de escrita, a oficina se apresenta como um espaço de experimentação coletiva, onde os participantes serão convidados a refletir sobre os modos de construção da memória e suas representações cênicas. A abordagem parte de um questionamento ao processo colonizador que legitima apenas os registros escritos, silenciando outras formas de narrar.
A atividade dialoga com os processos criativos que originaram o projeto Afluentes Acreanas, reconhecido por trabalhar histórias locais a partir de vivências pessoais e coletivas. Ao propor um olhar atento sobre as narrativas orais, a oficina pretende potencializar documentos vivos da memória como matéria-prima para o teatro, estimulando novas formas de dramaturgia enraizadas no território.
Aberta ao público, com ou sem experiência na escrita, a oficina é voltada a pessoas interessadas em explorar outras maneiras de contar histórias e desenvolver produções dramatúrgicas conectadas com a realidade e cultura amazônica.
As inscrições podem ser feitas pelo formulário disponível no link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfOkrTLPPLEtOMHXqav-xhIZ1G2DK1cRrCRSEtbFj4WhVIiLA/viewform