Rio Branco, 17 de maio de 2025.

Contem Vida

Matrículas para a Educação de Jovens e Adultos estão abertas

As inscrições para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) já estão abertas em todo o estado. As matrículas podem ser realizadas até o dia 30 de junho. Ao todo, 126 escolas da rede estadual ofertam a modalidade, sendo 100 unidades localizadas nos municípios e 26 na capital, Rio Branco.

Para efetuar a matrícula, é necessário apresentar um documento de identificação com foto, comprovante de residência e, se houver, histórico escolar.

Educação de jovens e adultos: Foto Mardilson Gomes/SEE

A EJA desempenha um papel fundamental no sistema educacional acreano, ao oferecer uma nova oportunidade de acesso à educação formal para quem não pôde concluir os estudos na idade apropriada. Jovens a partir de 15 anos podem se matricular no Ensino Fundamental, enquanto o Ensino Médio está disponível para maiores de 18 anos.

Mais do que garantir o direito à escolarização, a EJA transforma vidas. O retorno à sala de aula amplia as chances de inserção no mercado de trabalho, melhora a renda familiar, fortalece a autoestima e contribui para a construção de novos projetos de vida.

“Estamos convidando toda a população acima de 15 anos que não concluiu o Ensino Fundamental e acima de 18 anos que ainda não concluiu o Ensino Médio a retornar à escola por meio da EJA. Além de concluir os estudos, essas pessoas terão a oportunidade de realizar um curso de qualificação profissional ofertado pela nossa rede”, destaca Jessé Dantas, chefe do Departamento de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE).

Ele reforça, ainda, que, para jovens de 19 a 24 anos matriculados no Ensino Médio, existe a possibilidade de acesso ao programa Pé-de-Meia, desde que atendam aos critérios de elegibilidade. “São várias vantagens. Além de finalizar a educação básica, que é o principal objetivo, os estudantes podem dar continuidade aos seus sonhos, realizar cursos profissionalizantes, ingressar no ensino superior e alcançar novos patamares na vida pessoal e profissional”, enfatiza.

A modalidade também cumpre um papel social importante ao promover o desenvolvimento pessoal, o pensamento crítico e o exercício da cidadania. Os estudantes da EJA tornam-se referências em suas comunidades, incentivando outras pessoas a valorizarem a educação como instrumento de transformação.

Neste ano, a Chamada Pública para Matrículas na EJA ganha relevância especial ao alinhar-se ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e pela Qualificação da EJA, reafirmando o compromisso com uma educação mais inclusiva, cidadã e equitativa.

A campanha é voltada para um público amplo e diverso, incluindo:

  • Jovens, adultos e idosos;
  • Comunidade LGBTQIA+;
  • Pessoas com deficiência;
  • Comunidades de diferentes origens étnicas e culturais;
  • Pessoas privadas de liberdade;
  • Populações rurais, indígenas e periféricas.

Com informações da Agência de Notícias do Acre

Compartilhe em suas redes

Sem Fronteira