
Neste domingo, 22, a vereadora Elzinha Mendonça publicou um vídeo em suas redes sociais, manifestando repúdio às declarações do zagueiro Gustavo Marques, do Red Bull Bragantino, após a derrota por 2 a 1 para o São Paulo Futebol Clube, no último sábado, 21.
A partida foi válida pelo Campeonato Paulista e teve como árbitra Daiane Muniz. Após o apito final, Gustavo Marques criticou a atuação da arbitragem e fez declarações consideradas ofensivas e machistas.
Em entrevista depois do jogo, o zagueiro afirmou:
“Eu acho que a Federação Paulista tem que olhar para uns jogos desse tamanho, não colocar uma mulher, todo respeito às mulheres do mundo, eu sou casado, eu acho que ela não tem a capacidade de apitar um jogo desse…”
A fala gerou forte repercussão nas redes sociais, com críticas de torcedores, profissionais do esporte e representantes políticos.
Repúdio nas redes sociais
No vídeo publicado neste domingo, Elzinha Mendonça classificou a declaração como absurda e machista.
“Eu estava aqui pensando, que absurdo que em pleno século XXI, com tanto chamamento ao combate à violência doméstica, ao machismo, ao feminicídio, e aí a gente se depara com falas absurdamente escrotas de machismo e misoginia”, afirmou.
A vereadora destacou ainda que o jogador tentou descredibilizar a árbitra por conta do resultado da partida.
“O profissional se valer da sua incapacidade de ganhar um jogo, tentando descredibilizar uma mulher em sua plena sessão profissional. Então, todo o meu repúdio, toda a minha revolta, eu quero manifestar aqui solidariedade à Daiane, árbitra de excelência, que fez o seu trabalho assim como qualquer outro homem faria. Então, esse jogador, escroto, todo o meu repúdio à sua manifestação, rapaz”, declarou.
Debate sobre machismo no futebol
O caso reacende o debate sobre o machismo no futebol brasileiro e os desafios enfrentados por mulheres que atuam na arbitragem. Nos últimos anos, a presença feminina em partidas de grande porte tem aumentado, mas ainda enfrenta resistência e comentários discriminatórios.







