Rio Branco, 23 de junho de 2026.

BANNER NATIVIDA AC - 05 03 2026 (1)_page-0001

Greve dos técnicos administrativos marca visita do ministro da Educação à Ufac

Greve foi deflagrada pelos técnicos administrativos na última segunda-feira – Foto: Everton Monteiro

A visita do ministro da Educação, Camilo Santana, à Universidade Federal do Acre, nesta quarta-feira, 25, esetá sendo marcada por mobilização dos técnicos administrativos da instituição. A categoria aprovou greve por tempo indeterminado no último dia 23 de fevereiro e aguarda a homologação oficial da Reitoria.

Os servidores se concentraram no local onde o ministro cumpre agenda institucional para chamar atenção às reivindicações da categoria, que incluem o cumprimento de acordos firmados com o governo federal e avanços nas negociações salariais e estruturais.

De acordo com Aldemar Araújo, técnico administrativo e um dos organizadores do movimento, a greve já está em vigor para a categoria, restando apenas a formalização institucional.

“A finalidade desse movimento é dar continuidade à greve, que foi aprovada por tempo indeterminado no dia 23 de fevereiro. Encaminhamos ofício à Reitoria oficializando que a categoria dos técnicos entrou em greve. Agora precisamos aguardar 48 horas para que a Reitoria homologue e comunique oficialmente à comunidade acadêmica”, explicou.

Segundo ele, até o momento não houve resposta formal da administração superior da universidade.

“Estamos aguardando a homologação. Para os técnicos, a greve já começou. Falta apenas a parte oficial, documentada”, afirmou.

Aldemar Araújo afirmou que não houve resposta formal da administração superior da universidade para a categoria – Foto: Everton Monteiro

Nesta quarta-feira, os servidores realizam a terceira assembleia desde o início do movimento, com o objetivo de dar continuidade às deliberações e formar oficialmente o comando de greve local. A presença do ministro na capital acreana também é vista pela categoria como uma oportunidade para pressionar por respostas.

“Queremos que o ministro se posicione a respeito do movimento e dos acordos que não foram cumpridos. O Ministério do Planejamento faz acordo com a nossa federação, a Fasubra, em Brasília, mas quando chega à mesa de negociação não negocia. As reuniões são adiadas, não há avanço. A gente já não aceita mais isso. A única arma que temos é a greve”, declarou Aldemar.

A mobilização até o momento envolve exclusivamente os técnicos administrativos, sem adesão estudantil. As atividades acadêmicas seguem ocorrendo normalmente, embora setores administrativos possam ser impactados pela paralisação.

Compartilhe em suas redes

» Mais Lidas

1
Talento do Acre
“Comecei a lutar porque sofria bullying”; Conheça o pugilista de ...
2
Legado, Oportunidade
Morre empresário que acreditava no esporte como transformação na ...
3
Boa notícia
Parceria amplia oferta de exames a crianças no Acre
4
Pedro Pascoal diz que greve dos médicos coloca vidas em risco
5
Representantes da classe política prestigiam inauguração e destac...
Grupo Oficial no WhatsApp

» Notícias Relacionadas

Construção_1200x200px (2)