
Oi minha gente linda!
Mais uma semana, mais uma coluna feita com muito sabor e afeto para vocês.
Hoje eu vou passar uma receitinha, de um prato que é o preferido do pessoal lá em casa, que mistura ingredientes da cozinha Italiana e da Amazônia: O Risoto de tucupi!
Uma combinação que é uma explosão de sabores. O risoto um prato típico da culinária Italiana, feito com um tipo de arroz que pode ser arbóreo ou carnaroli, conhecido peloseu aspecto cremoso e aveludado. E o tucupi o nosso ouro liquido da Amazônia, queconquistou seu lugar de destaque em restaurantes renomados e na cozinha cotidiana.
Seu sabor único e suas origens profundas nas tradições indígenas fazem do tucupi um verdadeiro tesouro da gastronomia brasileira, extraído da raiz da mandioca que depois de um longo processo de cozimento e fermentação fica apto para o uso, com uma cor amarela vibrante e seu sabor ácido e ligeiramente picante, são características que o tornam um ingrediente indispensável na culinária do Norte do Brasil. O tucupi é um ingrediente que une sabor, cultura e história!
Lá em casa a gente faz a rabada de boi, o pato, o peixe, o cozidão e até Risoto no tucupi e fica bom demais. Quem é do Norte vai entender essa paixão, rsrsrsrs!
Nessa receitinha de hoje vai além do tucupi e o arroz arbóreo ou carnaroli, o jambú, que é uma folha verde, típica da região norte, que dá uma leve dormência na língua, de sabor bem marcante e camarão. E também os ingredientes clássicos que são a base para qualquer risoto… Bora pra receita!
Ingrediente:
Azeite extra virgem
1 cebola picada
400g de arroz arbóreo ou carnaroli
1 xicara de vinho branco seco
1 l de caldo de legumes ou de camarão
1L de tucupi já temperado
200G de jambú já cozido e levemente picado
1 kg de camarão médio descascados (eu reservo alguns com casca para enfeitar o
prato)
Pimenta do reino á gosto 150g de queijo parmesão ralado fino
80g de manteiga gelada.
Modo de preparo:
Tempere os camarões com sal e pimenta do reino e grelhe eles até ficar rosado e reserve.
Coloque os caldos para ferver separados.
Em uma panela aqueça o azeite e doure a cebola e o arroz, entre com o vinho branco para dar a acidez, e espere evaporar o álcool e vá intercalando entre o caldo de legumes e o tucupi aos poucos, o segredo do risoto é mexer sempre e nunca deixar ficar sem líquido. Coloque as folhas de jambu e vai mexendo. Quando estiver al dente entre com os camarões já gratinados, mexa mais um pouco, aí entra com a manteiga gelada e mexa bastante (esse processo se chama mantecatura) o que deixa o risoto bem cremoso, depois coloca o parmesão ralado e mexe até incorporar tudo e bom apetite!
Faz e marca a gente lá no instagran @portlaacre e @maricarvalhogs.
Até a próxima!
Mariana Carvalho é colunista de gastronomia do Portal Acre.