Rio Branco, 4 de agosto de 2025.

sem fronteiras 3

Justiça Eleitoral e RBTrans se reúnem para ampliar Campanha da Biometria no Acre

Nesta terça-feira, 20, a Presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Rio Branco (RBTrans) se reuniram para intensificar a Campanha da Biometria. A meta da Justiça Eleitoral é atingir mais de 43 mil eleitores acreanos que ainda não realizaram o cadastro biométrico.

A previsão é que os atendimentos no Terminal Urbano iniciem na próxima semana e, na sequência, no bairro da Sobral — regiões estratégicas para ampliar o acesso da população ao serviço.

Parceria foi celebrada nesta terça-feira: Foto cedida

O encontro foi conduzido pelo presidente do TRE-AC, desembargador Júnior Alberto, e pela vice-presidente e corregedora regional eleitoral, desembargadora Waldirene Cordeiro. Participaram da reunião, o superintendente da RBTrans, Clendes Vilas Boas, o diretor-geral do TRE-AC, Valentim Maia, além de servidores das duas instituições.

“A biometria é uma ferramenta essencial para assegurar a lisura do processo eleitoral. Nosso esforço conjunto com a RBTrans é uma demonstração de que a democracia se fortalece com parcerias inteligentes e ação direta junto à população”, destacou o desembargador Júnior Alberto, presidente do TRE-AC.

Além de garantir maior segurança na identificação dos eleitores, o cadastro biométrico elimina a possibilidade de fraudes, como o voto por terceiros. Em especial em anos eleitorais com múltiplos cargos em disputa, a confiabilidade do processo depende da adesão ampla à biometria.

“O Terminal Urbano é um ponto de grande circulação e simboliza a mobilidade da cidade. Levando o atendimento ao eleitor até ali, estamos transformando um local de passagem em um ponto de cidadania”, afirmou o superintendente da RBTrans, Clendes Vilas Boas.

A corregedora regional eleitoral, desembargadora Waldirene Cordeiro, também enfatizou a importância da medida. “É nosso dever garantir que todo eleitor tenha acesso fácil à Justiça Eleitoral. Esse movimento é, antes de tudo, um gesto de inclusão e valorização do voto. Parceiros como o RBTRANS fortalecem, ainda mais, as ações da Justiça Eleitoral”, disse.

Esta iniciativa integra o planejamento estratégico da Campanha de Biometria do TRE-AC e marca o início das ações itinerantes deste projeto, que irão percorrer diversas regiões do estado. A proposta é levar o atendimento diretamente à população, garantindo capilaridade e facilitando o acesso dos eleitores ao serviço, especialmente na capital e em municípios do interior.

Com informações do TRE-AC

Compartilhe em suas redes

Detran-AC