Nesta sexta-feira, 23, a ministra de Estado do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva, compareceu na 15ª Reunião Anual da Força-Tarefa de Clima e Florestas dos Governadores (GCF Taske Force).
Em sua fala, a ministra condenou a aprovação da Lei Geral do Licenciamento Ambiental pelo Senado. A votação ocorreu na quarta-feira, 21.

A ministra pontuou que a proposta vai acabar com anos de trabalho para a preservação ambiental do país.
“Inclusive com licenças ambientais que sejam dadas de forma expedita. Licenças que, no meu entendimento, irão acabar com a estrutura do licenciamento brasileiro e que nós estamos em diálogo para reparar tudo isso lá na câmara dos deputados. Não é uma tarefa fácil, mas o governo está empenhado em não deixar que a boiada das boiadas passe por cima de mais de 30 anos de educação ambiental brasileira”, enfatizou.
A proposta, que tramita no Congresso há 20 anos, vai seguir de volta para a Câmara já que os senadores fizeram modificações em relação à versão dos deputados.
O projeto dispensa o licenciamento para algumas entidades e empreendimentos, o que pode trazer riscos para comunidades tradicionais.