O vereador de Rio Branco, João Paulo Silva (Podemos) visitou nesta sexta-feira, 23, o Hospital Veterinário de João Pessoa, na Paraíba. O parlamentar quer impulsionar a discussão de políticas de apoio a causa animal na capital acreana. Na última semana, João Paulo apresentou um Projeto de Lei, solicitando a criação de uma frente parlamentar de cuidado aos animais.

Recepcionado pelo secretário de Cuidado e Proteção da capital paraibana, Carlos Gustavo Gomes de Oliveira, o vereador conheceu as instalações e serviços prestados pelo primeiro hospital público veterinário da cidade. O espaço, administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), atende cães e gatos com atendimento especializado, como consultas ambulatoriais, cirurgias ortopédicas, cirurgias gerais e castrações, ultrassonografia e outros.
Em relato para o Portal Acre, João Paulo Silva destaca o castramóvel, unidade de móvel de atendimento que realiza o procedimento de castração. “Essa unidade realiza de 500 a 600 atendimentos de castração por mês, então é uma inovação, uma política de cuidado ao animal”, disse.
Para o vereador, a iniciativa precisa ser implementada em Rio Branco e destacou a importância das políticas de cuidado ao animal para o bem-estar dos tutores. “A gente precisa levar isso para Rio Branco, porque o animal tem um fundo psicológico, faz parte da saúde mental das pessoas, então precisamos ter esse olhar de saúde, cuidado e vigilância”, reiterou
João Paulo Silva disse ainda que a discussão sobre a implantação de um sistema parecido deve ser discutida no município de forma ampla. “Precisamos entender qual é o papel da Zoonoses, das Organizações Não Governamentais (ONGs), reativar o conselho e entender, de fato, quais são os direitos e obrigações do município em relação a essa parte do cuidado animal instituída como política pública”.