Rio Branco, 11 de agosto de 2025.

Seagro4

Ramais no Juruá são recuperados pela Operação Verão 2025

Um dos maiores programas de infraestrutura da história recente do estado, a Operação Verão 2025 intensifica nesta quinta-feira, 29, os trabalhos de recuperação de 11 ramais na região do Juruá. O Governo do Acre, por meio da Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), busca garantir melhores condições de acesso e mobilidade para as comunidades rurais.

Trabalho de recuperação de ramais do Deracre beneficia comunidades no Juruá: Foto Ricarlene Silva/Deracre

A presidente do Deracre, Sula Ximenes, reforça que os serviços fazem parte do planejamento estratégico da operação. “A determinação do governador Gladson Camelí é de que aproveitemos cada dia de sol para acelerar os serviços. Essas obras são essenciais para o escoamento da produção e para melhorar a vida de quem mora nos ramais”, destacou.

No Ramal do Pentecostes, que liga os municípios Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul, está em andamento um conjunto de serviços, como terraplanagem, abertura de valetos, saídas de água, desobstrução de bueiros, lançamento de camada vegetal e retirada de pontos críticos. A frente de trabalho atua com o apoio de uma retroescavadeira, uma motoniveladora e uma caçamba.

O gerente da Macrorregional II do Deracre, Mauri Barboza, que acompanha de perto as frentes de serviço, destacou o compromisso com a população rural.

“Estamos aproveitando as condições do verão para avançar nos trabalhos. Cada intervenção é planejada para garantir a durabilidade das obras e facilitar o acesso das comunidades, melhorando o transporte da produção agrícola”, afirmou.

Já em Rodrigues Alves, o Ramal Cavalcante (Mariana 2) também recebe melhorias com a implantação de bueiros PEAD, levantamento de aterros e obras de drenagem. A equipe atuou em um trecho que estava sem acesso, dificultando inclusive a chegada de energia elétrica à comunidade. No local, foram construídos dois bueiros ecológicos de madeira sobre igarapés, garantindo mais segurança e mobilidade.

A moradora e agricultora Gisele Francalino da Rocha, da comunidade Mariana 2, comemorou as mudanças. “Nós estávamos isolados. Só conseguíamos passar mesmo com carroça de boi. A estrada era tomada pela mata. Agora temos estrada e a energia está chegando. A qualidade do serviço está ótima. Eu nem esperava que ia ficar isso tudo”, relatou.

Além dessas ações, o Deracre mantém frentes de serviço em outros pontos da região, como os ramais Barão (Mâncio Lima), Caraca, Tico, 3, 5, 12, Taquara, BR-307 e Elias, em Rodrigues Alves. As obras seguem o cronograma da Operação Verão e contam com o apoio das prefeituras locais.

Com informações da Agência de Notícias do Acre.

Compartilhe em suas redes

» Mais Lidas

1
Bombeiros iniciam busca por pai e filho que desapareceram após sa...
2
Representantes da classe política prestigiam inauguração e destac...
3
Vai parar
Greve dos médicos no Acre começa nesta sexta; Saiba o que funcion...
4
Como ajudar meu filho a falar? Dicas para estimular a linguagem d...
5
Empreendedores podem participar de feiras em Rio Branco; Saiba co...
Detran-AC

» Notícias Relacionadas

23.1---DIGITAL_MASTER---PMRB_FAMÍLIA-ACOLHEDORA