Rio Branco, 3 de agosto de 2025.

1150 x 260 Portal - GIF

Conjunto Habitacional Habitar Brasil recebe fiscalização de descarte irregular de lixo

Fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizaram nesta sexta-feira, 30, uma fiscalização de crimes ambientais na capital acreana. A equipe do Departamento de Controle Ambiental esteve no Conjunto Habitacional Habitar Brasil, para verificar uma denúncia de descarte irregular de resíduos sólidos em via pública, registrada em vídeo e amplamente repercutida nas redes sociais.

Descarte irregular de lixo é crime: Foto assessoria SEMEIA

No local, foi identificado vestígios do descarte e a ocorrência registrada. No entanto, devido à baixa qualidade das imagens e à ausência de informações que permitam a identificação clara dos autores, ainda não foi possível aplicar as sanções previstas em lei.

A secretaria ressaltou que a fiscalização é constante e que o apoio da população é fundamental para impedir esse tipo de crime ambiental. Denúncias com o maior número de informações possíveis – como placa de veículo, endereço exato e fotos ou vídeos com boa resolução – auxiliam diretamente no processo de responsabilização dos infratores.

“A população tem um papel essencial no enfrentamento ao descarte irregular. A nossa equipe segue comprometida em investigar e tomar as medidas cabíveis sempre que for identificada alguma irregularidade”, afirmou a secretária Municipal de Meio Ambiente, Flaviane Stedille. “Pedimos que continuem denunciando. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está à disposição para agir, dentro dos limites legais, em defesa do meio ambiente e da cidade”, completou a secretária.

As denúncias podem ser feitas pelo Disk Denúncia da Semeia, no número (68) 3212-7466. A prefeitura de Rio Branco declarou que, em breve, vai lançar um portal exclusivo para denúncias ambientais.

Compartilhe em suas redes

Expoacre 2025