A chegada do verão amazônico traz, além do calor excessivo e da seca, o aumento dos focos de queimada que indicam incêndios florestais e queimadas em áreas de pastagens e de plantio em diversas localidades, o que apresenta risco para o meio ambiente e para a saúde.

Diante da situação, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMEIA) realiza, nesta terça-feira, 10, no Horto Florestal, em Rio Branco, o lançamento oficial do Plano Municipal de Prevenção e Combate às Queimadas 2025.
Durante a solenidade, além do diálogo sobre ações de redução das queimadas urbanas e a promoção de um ambiente mais saudável para a população da capital acreana, será feita a apresentação de dados referente ao ano de 2024, que revelam redução de quase 39% das denúncias de queimadas urbanas, em relação à média de 2021 e 2022.
Ao todo, 596 denúncias foram registradas e 723 focos de calor foram detectados por satélite, o que coloca Rio Branco como a segunda capital da Amazônia Legal com maior número de focos.
Com o novo plano para 2025, que conta com propostas de impacto que incluem reforço da fiscalização, ampliação do uso de tecnologias para monitoramento em tempo real e fortalecimento das ações de educação ambiental e maior integração com parceiros, como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Batalhão da Polícia Ambiental, a iniciativa busca sanar os impactos e construir uma sociedade mais sustentável e comprometida com as pautas ambientais.
Além da apresentação do plano, o evento contará com o lançamento do novo Portal de Denúncias e entrega de certificados para 20 brigadistas voluntários do Instituto Vida (CBVida), que participaram de capacitações.