A partir de 30 de maio, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão consultar, contestar e acompanhar a análise de descontos indevidos em seus benefícios diretamente nas agências dos Correios.

A novidade foi anunciada durante uma entrevista coletiva realizada no Ministério da Previdência em Brasília, com a participação do Ministro Volney Queiroz, da Diretora de Governança e Estratégia dos Correios, presidente dos Correios Juliana Picotti Agathe e do presidente do INSS Gilberto Walter Júnior. A ação amplia significativamente a rede de atendimento presencial para beneficiários do INSS, especialmente em rede de atendimento de regiões onde o instituto não possui unidades próprias.
Com mais de 4,7 mil agências próprias habilitadas em todo o país, os Correios assumem o papel de facilitadores do acesso a esse tipo de serviço, promovendo inclusão social e garantindo o atendimento humanizado e seguro, em uma iniciativa que reforça a importância da estatal como braço do governo federal a serviço da sociedade.
Atendimento gratuito e acessível
Nas agências habilitadas, os benefícios poderão consultar se há descontos associados em seus benefícios, contestar descontos não autorizados, confirmar a autorização de algum desconto, acompanhar o resultado da contestação após 15 dias, analisar e contestar documentação enviada por associações, receber orientações impressas com protocolo de atendimento.
Todo o atendimento será gratuito realizado por equipes treinadas com prioridade garantida aos aposentados e pensionistas nas agências com sistema de gestão de filas ou guichês exclusivos.