Com o objetivo de valorizar e fortalecer as artes marciais no Acre, acontece neste sábado, 14, no Sesc Bosque, em Rio Branco, o 20º Campeonato Estadual de Kung Fu Wushu. O evento promete ser o maior já realizado no estado, com mais de 150 atletas inscritos e pelo menos 60 lutas confirmadas.

As atividades começam logo cedo, a partir das 8h, e seguem durante todo o dia, com a abertura oficial marcada para às 18h, seguida pelas finais das categorias e premiações. O público poderá prestigiar as lutas levando 1kg de alimento não perecível como ingresso.
Segundo Adgeferson Diniz, presidente da Federação Acreana de Kung Fu (FAKF), o campeonato vem com uma estrutura inédita, resultado do apoio de parceiros e parlamentares locais. Adgeferson tem uma trajetória reconhecida no esporte: é heptacampeão brasileiro, campeão pan-americano, sul-americano e campeão da Copa do Mundo na Itália.
Além das competições, o evento oferece oportunidades de capacitação para os praticantes. Na noite desta sexta-feira, 13, ocorreu o curso de arbitragem em Taolu com o mestre Adriano, de São Paulo, que treinou seleções nacionais, como a do Peru.
“Esse evento é uma forma de levar o Kung Fu para quem ainda não conhece. O esporte não é apenas competição, mas também qualidade de vida, equilíbrio físico e mental. Quem pratica evita doenças, combate o estresse e pode até se tornar um campeão”, destaca Adgeferson.
Para quem deseja iniciar na modalidade, o recado do presidente da Federação é claro: “Nunca desista dos seus sonhos. Procure sempre professores filiados e legalizados para ter uma formação séria e de qualidade.”
O evento é realizado pela Federação Acreana de Kung Fu e conta com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do Acre (SEEL), Sesc, Prefeitura de Rio Branco e outras instituições.