Rio Branco, 1 de agosto de 2025.

Prefeitura de Rio Branco

Empresários do Juruá apoiam mobilização em defesa da BR-364 e relatam prejuízos causados pelas más condições da estrada

Durante o ato público realizado nesta sexta-feira, 6 de junho, em Cruzeiro do Sul, o setor empresarial local também se manifestou em apoio à mobilização pela recuperação da BR-364.

Representantes da classe destacaram os prejuízos financeiros, logísticos e estruturais enfrentados diariamente por conta das condições precárias da estrada, que é a principal via de acesso para a região do Juruá.

Jairo Bandeira, presidente da Associação Comercial e Industrial de Cruzeiro do Sul (ACISA), afirmou que o movimento liderado pela Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) tem total respaldo do empresariado local.

Presidente da Associação Comercial de Cruzeiro do Sul falou sobre o custo de vida maior na região por causa da estrada: Foto Céfas Queiroz

“O empresariado de Cruzeiro do Sul está muito feliz com esse movimento, porque realmente a nossa BR está bem precária e o Juruá é totalmente dependente da nossa BR”, declarou.

Bandeira agradeceu o envolvimento dos parlamentares e também reconheceu o esforço do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) nos serviços emergenciais que vêm sendo realizados ao longo do trecho.

Outro empresário que compartilhou sua experiência foi Edvaldo do Nascimento, que atua no comércio de motocicletas. Ele relatou os altos custos logísticos e os prejuízos com avarias causadas pelo transporte em caminhões pela BR-364.

“Eu comercializo motocicleta. Ela vem dentro de um caminhão, fixada, e mesmo assim chega com muita avaria, assim como os demais produtos de outros empresários. Isso representa um prejuízo considerável para a sociedade, não só pelo tempo e custo, mas também pelo seguro”, explicou.

Segundo Edvaldo, os valores dos seguros de carga para Cruzeiro do Sul são até quatro vezes maiores do que os praticados em outras regiões do país e a diferença também é alta em relação à capital, Rio Branco.

“Enquanto Rio Branco paga 2% de seguro, nós pagamos 6%. E isso encarece tudo para o consumidor final.”

A manifestação em defesa da BR-364 contou com a presença de parlamentares estaduais, prefeitos dos municípios do Juruá, empresários e moradores.

O objetivo principal do movimento é cobrar investimentos permanentes e soluções definitivas para garantir a trafegabilidade segura da rodovia durante todo o ano, assegurando o direito de ir e vir e fomentando o desenvolvimento econômico do Acre.

Compartilhe em suas redes

» Mais Lidas

1
Talento do Acre
“Comecei a lutar porque sofria bullying”; Conheça o pugilista de ...
2
Boa notícia
Parceria amplia oferta de exames a crianças no Acre
3
Tião Bocalom destaca importância da liberdade de imprensa durante...
4
Legado, Oportunidade
Morre empresário que acreditava no esporte como transformação na ...
5
Médicos do estado decidem deflagrar greve na sexta-feira
Contem Vida

» Notícias Relacionadas

Ban_Energisa_25-06-25