O cantor e líder indígena Mapu Huni Kuin será um dos protagonistas da abertura do Seminário Internacional Txai Amazônia, que acontece entre os dias 25 e 28 de junho, em Rio Branco, capital do Acre. O evento reúne importantes vozes da bioeconomia, da sociodiversidade e das artes, e promete transformar a cidade em um caldeirão cultural e político em defesa da Amazônia.

Mapu, reconhecido internacionalmente por sua colaboração com o DJ Alok, será o responsável por abrir oficialmente as atividades do seminário, que também busca preparar agendas e reflexões para a realização da Conferência das Partes (COP30), prevista para 2025 em Belém (PA).
Para o artista, estar na abertura do evento é mais do que um destaque artístico, é um símbolo de reconhecimento e respeito. “Abrir um evento como o Txai Amazônia, que vai viabilizar uma discussão de preparação para a COP30, é mais que um privilégio, é um presente mesmo, uma oportunidade, uma conquista. Pois há muito tempo não tínhamos a nossa voz abrindo um acontecimento tão importante”, destacou Mapu Huni Kuin.
Com entrada gratuita e aberta ao público, o Txai Amazônia será realizado no eAmazônia, espaço da Universidade Federal do Acre (Ufac). A programação inclui mais de 160 artistas, que irão compartilhar suas expressões culturais por meio de música, dança e outras manifestações artísticas, consolidando o evento como um grande manifesto pela valorização da diversidade amazônica.
“Levaremos o nosso canto de cura e equilíbrio para somar a esse momento de criação e debates. Vamos demarcar os nossos espaços, mostrando que a gente pode estar em seminários, em congressos, em conferências, em reuniões, em fóruns. Não estamos para atrapalhar, mas para somar. Parabenizo os organizadores do Txai, pois me sinto respeitado, o meu povo está sendo respeitado, é a nossa presença ali, a nossa voz”, afirmou Mapu.
O seminário ocorre em um momento em que a crise climática e as disputas simbólicas em torno da Amazônia ganham cada vez mais visibilidade mundial. Por isso, o evento se propõe não apenas como um espaço de diálogo técnico e científico, mas também como um palco vibrante para a sabedoria ancestral dos povos amazônicos.
Sobre o evento
O Seminário Internacional Txai Amazônia é realizado pelo Instituto Sapien, Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) dedicada à pesquisa e gestão para o desenvolvimento regional, em colaboração com o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), o Governo do Estado do Acre, por meio das Secretarias de Estado de Povos Indígenas (SEPI), Planejamento (SEPLAN), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (FAPAC) e outras mais de 20 instituições locais.
O evento se apresenta como uma plataforma inovadora para a formulação de soluções integradas, que unem conhecimento técnico-científico, inovação e as sabedorias tradicionais dos povos da floresta.
A programação completa pode ser conferida no site oficial: https://txaiamazonia.com.br e no perfil do evento no Instagram: @txai.amazonia.
Desafio Liga Jovem incentiva alunos a produzirem soluções tecnológicas para a escola ou comunidade