Rio Branco, 4 de julho de 2025.

Contem Vida

Com ofertas de diversos serviços, unidade de saúde revitalizada é entregue para comunidades da baixada da Sobral

A unidade de saúde Raimunda Dionísio da Silva foi reinaugurada nesta sexta-feira, 4, no bairro João Paulo. Entre os serviços que unidade vai oferecer estão atendimentos médicos, de enfermagem, de odontologia e farmácia. A Unidade Básica de Saúde (UBS) abrange a comunidade dos bairros Cabreúva e João Paulo, regional da Sobral.

Bocalom destacou que é a 39ª UBS reestrutura em suas gestões: Foto Luís Oliveira/Portal Acre

A obra é a 39ª a ser entregue no programa de reestruturação das unidades de saúde da capital. Segundo o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, a entrega da unidade reforça o compromisso com a saúde da população riobranquense.

“A unidade foi toda ela reformada, trocada, cobertura, arrumada tudo e colocamos todos os equipamentos novos. Eu acho que isso também é importante salientar e foi adequado para o momento depois do Covid. Porque agora tem um espaço maior para as pessoas ficarem aguardando. O sistema informatizado também da saúde agora começou a funcionar para valer. Eu acho que com isso a gente melhora muito a questão do atendimento à saúde”, destaca.

A unidade levou pouco mais de um ano para ficar pronta. De acordo com o secretário de Saúde, Renan Biths, a reestruturação da UBS vai melhorar, também, a qualidade dos atendimentos.

“Com essa estrutura física adequada, o servidor tem um ambiente mais adequado para trabalhar e isso nós temos a expectativa que se reverta também na qualidade do atendimento à população. O servidor conta com espaço adequado, com os equipamentos corretos para exercer o seu ofício. E dentro desse ambiente mais salubre, ele pode cada vez mais atender melhor a população”, enfatiza.

Titular da saúde enalteceu melhores condições de trabalho para servidores e melhoria no atendimento à comunidade: Foto Luís Oliveira/Portal Acrre

Ainda segundo o secretário, o principal objetivo é garantir que a população tenha acesso aos serviços de saúde ofertados.

“É uma assistência médica, um atendimento do enfermeiro, o acompanhamento do agente comunitário de saúde, a dispensação do medicamento, o dentista, que é um profissional fundamental dentro das comunidades. É um serviço muito importante para manter também essa porta aberta para que a comunidade aqui da região tenha o seu dentista para fazer os seus procedimentos”, pontua.

Bruno Martins, de 18 anos, é morador do bairro Cabreúva e diz que, com a entrega da unidade, não será mais acordar de madrugada para tentar conseguir atendimento em outro bairro.

“As vezes quando ia na outra unidade de saúde, em outro bairro, não tinha ficha para pegar. Aqui agora vai ser muito bom, fica mais perto para pegar a ficha. Não temos mais que ir em outro canto para tentar atendimento”, explica.

A dona de casa Antônia Cassimiro, de 69 anos, é moradora do bairro Cabreúva há quase 20 anos. Para ela, vai facilitar por ser mais perto e para fazer o acompanhamento com os médicos.

“Para mim é muito importante, porque a gente para se consultar, tinha que se deslocar para outro (posto de saúde) e quem não tinha transporte tinha que ir a pe. Estou muito feliz por estarem entregando hoje a unidade, porque para a comunidade é muito importante”, detalha.

Compartilhe em suas redes

» Mais Lidas

1
Talento do Acre
“Comecei a lutar porque sofria bullying”; Conheça o pugilista de ...
2
Boa notícia
Parceria amplia oferta de exames a crianças no Acre
3
Tião Bocalom destaca importância da liberdade de imprensa durante...
4
Legado, Oportunidade
Morre empresário que acreditava no esporte como transformação na ...
5
Médicos do estado decidem deflagrar greve na sexta-feira
Sem Fronteiras

» Notícias Relacionadas

Sem Fronteira