O espaço do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) é, mais uma vez, um dos mais visitados da Expoacre Juruá.

A proposta vai além da exposição: é um convite à reflexão, à interação e ao aprendizado sobre segurança no trânsito.
O espaço proporciona lazer e atividades para crianças, jovens e adultos. De forma lúdica e pedagógica, o estande reúne ações educativas que encantam especialmente os pequenos.
“É um espaço interativo, pedagógico, que atrai muito as crianças. Aqui a gente ensina as crianças e quando elas vão dentro do carro já vão corrigindo os pais”, explica a presidente do Detran, Taynara Martins.
Este ano, o espaço conta com uma novidade que tem atraído ainda mais o público: um simulador de direção de alta tecnologia, que reproduz de forma realista a experiência de estar ao volante.

A ferramenta é pensada tanto para quem ainda não dirige, quanto para condutores habilitados que desejam testar se estão dirigindo de forma segura.
“Essa é uma forma de alcançar o máximo de pessoas para levar nossa mensagem educativa, principalmente aquela que é clichê, mas que salva vidas: se beber, não dirija”, reforça Taynara.
A estudante Maria Glacilete Nogueira, de 23 anos, foi uma das visitantes que se surpreenderam com o simulador.
“Eu não tinha nem noção de como era a distância de quem tá dentro do veículo para fora. Eu aprendi que não pode reduzir a velocidade demais e nem acelerar muito. Uma coisa que eu não fazia era respeitar as placas de sinalização e, na rotatória, eu não prestava atenção em quem vinha. Eu queria só seguir direto”, contou.
Com uma linguagem acessível, experiências imersivas e conteúdos que despertam consciência, o Detran mostra que educação no trânsito pode, e deve, começar desde cedo e que um espaço educativo também pode ser divertido.












