Rio Branco, 23 de julho de 2025.

Contem Vida

Expoacre terá fiscalização para garantir direitos do consumidor

Representante do Procon orienta empreendedores da economia solidária: Foto Ellen Hanashara/Procon

A maior feira de negócios e entretenimento do Acre, a Expoacre, chega a sua 50ª edição reunindo cultura, empreendedorismo, turismo e gastronomia, além de movimentar diversos setores da economia. Diante da grande circulação de consumidores e fornecedores no evento, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC) intensificou sua atuação para garantir o cumprimento das normas de proteção ao consumidor e promover relações de consumo justas e equilibradas.

Em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), o Procon/AC realizou nesta terça-feira, 22, uma reunião com empreendedores que atuam nos mais diversos setores da feira. A ação teve como objetivo orientar sobre boas práticas de atendimento, destacando a importância do respeito ao Código de Defesa do Consumidor (CDC) e à legislação vigente.

A atividade contou, ainda, com a presença da Vigilância Sanitária, que abordou os cuidados com higiene e manipulação de alimentos, fundamentais para a segurança dos visitantes.

Durante o encontro, foram repassadas orientações sobre precificação, emissão de nota fiscal e cuidados sanitários. O setor de Educação do Procon também participou da ação, distribuindo materiais informativos voltados à conscientização sobre os direitos e deveres nas relações de consumo.

“Nossa missão é dialogar com os empreendedores para garantir que atuem em conformidade com a lei. A ação conjunta com diferentes instituições reforça o compromisso com uma Expoacre organizada e segura, em que o consumidor é respeitado e os fornecedores têm clareza de suas responsabilidades”, afirmou John Lynneker, chefe da fiscalização do Procon/AC.

Para Sirlânia Venturin, chefe do Departamento de Pequenos Negócios da Sete, o momento foi de união e alinhamento: “Trata-se de uma oficina de orientação com todos os empreendedores. Alinhamos normas, regras e horários para garantir o bom funcionamento do evento. É uma parceria importante que visa evitar problemas e assegurar que todos estejam preparados para oferecer um atendimento de qualidade, fortalecendo a economia local”.

A equipe do Procon também esclareceu dúvidas sobre os direitos assegurados por lei, como o direito à informação adequada, à segurança dos produtos e serviços e ao respeito à dignidade do consumidor.

A artesã Eliete Silva, que participa da feira há mais de 20 anos, destacou a importância da atividade: “Conhecimento é poder. Só perde quem não participa. Essas orientações são essenciais para atendermos bem os clientes e valorizarmos ainda mais nossos produtos”.

Durante toda a Expoacre, o Procon/AC estará presente com ações educativas, de orientação e fiscalização, além de disponibilizar atendimento ao público para receber denúncias e reclamações diretamente no Parque de Exposições e também pelo WhatsApp: (68) 3223-7000.

Com o objetivo de garantir uma feira segura, justa e responsável, o Procon/AC reafirma seu compromisso com os consumidores e fornecedores, contribuindo para o sucesso da 50ª edição da Expoacre.

Com informações da Agência de Notícias do Acre

Compartilhe em suas redes

» Mais Lidas

1
Boa notícia
Parceria amplia oferta de exames a crianças no Acre
2
Tião Bocalom destaca importância da liberdade de imprensa durante...
3
Legado, Oportunidade
Morre empresário que acreditava no esporte como transformação na ...
4
Médicos do estado decidem deflagrar greve na sexta-feira
5
Calixto falando ou dizendo?
Sem Fronteiras

» Notícias Relacionadas

1150 x 260 Portal - GIF