O levantamento divulgado pelo Centro de Liderança Política (clpbrasil) nesta quinta-feira, 24, apontou que o Acre é o estado onde menos a população tem domínio da língua inglesa.
Conforme o levantamento, a proficiência de inglês no Acre é de apenas 443 pontos, a menor do país com 443 pontos, índice considerado muito baixo. O ranking é liderado por Santa Catarina, com 535 pontos, seguido pelo Distrito Federal e pelo Rio Grande do Sul (veja abaixo).
O estudo deixa claro que, apesar de ser uma referência internacional, o ranking representa limitações metodológicas importantes, já que os dados são obtidos por meio de testes online voluntários, o que significa que a amostra não é representativa da população e reflete apenas quem optou por participar da entrevista. Ainda assim, trata-se de um indicador relevante para orientar políticas educacionais.
O levantamento diz ainda que de 2023 para 2024 o Brasil caiu da 70ª para 81ª posição entre 116 países no índice de proficiência em inglês. No total, o Brasil atingiu 466 pontos, desempenho classificado como baixo pela metodologia do estudo.
Veja o ranking completo:
