
O Acre será palco, neste domingo (27), do lançamento oficial da exposição Respira Acre – Floresta Amazônica, uma iniciativa que celebra a biodiversidade, a criatividade e a identidade cultural do estado por meio da moda, do design e do artesanato sustentáveis. A solenidade será realizada às 19h, no espaço do Sebrae, dentro da ExpoAcre, no Parque de Exposições Wildy Viana, em Rio Branco e contará com a presença do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana e de autoridades.
Promovido pela ApexBrasil, com a realização da Assintecal, em parceria com o Sebrae, CICB, AZZAS 2154 e FUGA Couros, o projeto conta com a organização do programa Brazilian Materials e apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Da floresta para o mundo
Com a proposta de lançar um novo olhar sobre os recursos amazônicos, o Respira Acre já percorreu importantes eventos nacionais, como o Inspiramais 2025, em Porto Alegre, e a BFSHOW – a maior feira de calçados da América Latina, em São Paulo. Agora, retorna às suas raízes, apresentando ao público acreano os frutos de uma jornada de pesquisa, design e inovação iniciada em 2024.
“É um projeto que revela o potencial do Acre como protagonista na moda sustentável e no desenvolvimento de novos materiais, respeitando os saberes tradicionais e promovendo inclusão produtiva”, destacam os realizadores.
Impacto local e internacional
O Respira Acre capacitou mais de 100 artesãos em oficinas e workshops, selecionando 18 deles para compor a exposição e um livro de inspirações. Também mapeou comunidades extrativistas e indígenas, desenvolveu protótipos com marcas como Arezzo e transformou mais de 15 biomateriais amazônicos em peças de alto valor agregado.
Além disso, o projeto ganhou visibilidade na mídia nacional e internacional, com mais de 120 inserções em veículos do Brasil, Colômbia, Peru, Argentina e México.
Um convite à imprensa e ao público
Durante o evento, jornalistas poderão entrevistar artesãos, designers e representantes das instituições envolvidas, além de registrar as peças criadas com insumos da floresta — verdadeiras obras de arte que unem tradição e inovação.
A exposição convida o público a “respirar o Acre” por meio da moda, da cultura e da sustentabilidade, fortalecendo a imagem do estado como referência em design ecológico e valorização da sociobiodiversidade amazônica.