
Com o espetáculo cênico-musical Feminina Voz do Samba do grupo Moças do Samba, o projeto leva arte, memória e reflexão sobre o papel das mulheres na história do samba
Entre os meses de agosto e outubro, o Acre recebe a circulação do projeto “Feminina – Voz do Samba na Estrada”, uma iniciativa que une música, teatro e educação para lançar luz sobre o protagonismo feminino no samba – um dos gêneros mais emblemáticos da cultura popular brasileira.
Realizado pelo grupo Moças do Samba, o projeto leva às cidades de Bujari, Senador Guiomard, Xapuri, Epitaciolândia, Brasiléia, Assis Brasil e Rio Branco uma programação gratuita, composta por três momentos:
- Palestra “De onde vem o samba? E onde estavam as mulheres?”, que propõe uma imersão histórica e reflexiva sobre o apagamento das mulheres na construção do samba como expressão cultural.
- Espetáculo cênico-musical com 1h de duração e Roda de conversa com o público logo após o espetáculo.
Ao destacar a força das vozes femininas no samba – frequentemente invisibilizadas nas narrativas tradicionais – o projeto propõe um resgate necessário e potente da memória coletiva brasileira, além de fomentar o acesso à arte em diferentes territórios do estado.
Agenda de apresentações:
- 09/08 – Bujari
- 16/08 – Senador Guiomard
- 02/09 – Xapuri
- 03/09 – Epitaciolândia
- 04/09 – Brasiléia
- 05/09 – Assis Brasil
- 10 e 11/10 – Rio Branco
O projeto foi aprovado pela Lei Rouanet Norte e conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, promovendo a democratização do acesso à cultura e o fortalecimento da identidade local por meio da valorização do samba feito por mulheres.