Rio Branco, 27 de agosto de 2025.

Ban_PMRB_SEME_12-08-25_1200x250_01

Ambulatórios especializados em dor crônica são instalados em Rio Branco e Cruzeiro do Sul

Os primeiros ambulatórios especializados em dor crônica do estado do Acre foram lançados, nesta semana, em uma ação conjunta da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e da Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre), com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Em Rio Branco, o serviço passou a funcionar no último dia 25, na ala de geriatria da Fundação Hospitalar, conhecida como Hospital do Idoso. Já em Cruzeiro do Sul, o atendimento será realizado no Hospital de Dermatologia Sanitária, beneficiando moradores da regional do Juruá.

Cleucimar Silva foi uma das primeiras pacientes a ser atendidas pelo novo espaço. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Cleucimar Lima da Silva, de 34 anos, foi uma das primeiras pacientes atendidas e compartilhou suas expectativas sobre o acompanhamento especializado. “Sinto muita dor no peito e no braço. Vim até aqui para melhorar, e acredito que vai dar tudo certo, se Deus quiser. Esse acompanhamento especializado vai fazer diferença na minha vida”, disse.

Secretário de Saúde, Pedro Pascoal. Foto: Ingrid Kelly/Secom

O secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, destacou que a iniciativa reflete o compromisso do governo em proporcionar mais qualidade de vida aos pacientes. “Conviver com dor não é fácil. Por isso, o governo do Estado tem buscado apoiar os pacientes e oferecer mais oportunidades para que possam melhorar sua qualidade de vida. Além de Rio Branco, cujos atendimentos já iniciaram, o ambulatório de dor já tem data para começar em Cruzeiro do Sul: será nos dias 5, 6 e 7, no Hospital de Dermatologia Sanitária, e existe todo um planejamento para que as três regionais estejam contempladas. Portanto, estamos organizando para que esta agenda seja aberta também, em breve, no Hospital Regional do Alto Acre, em Brasileia”, afirmou.

A presidente da Fundhacre, Sóron Steiner, reforçou que o atendimento será ofertado semanalmente na Fundação. “Na Fundação, o ambulatório funcionará de segunda a sexta-feira, no período da manhã, voltado a pacientes com dores crônicas. Nosso objetivo é trazer mais qualidade de vida e funcionalidade a esses pacientes, incluindo aqueles com fibromialgia, doenças autoimunes, câncer e pacientes em tratamento ortopédico conservador, que precisam de manejo especializado para aliviar seus sintomas”, explicou.

O ambulatório especializado em dor crônica será coordenado pelo médico Athos Muniz. Ele destaca a importância do atendimento integrado. “O ambulatório reúne diversos olhares especializados para pacientes que já têm diagnóstico ou sintomas crônicos. Atuamos em áreas como oncologia, ginecologia e ortopedia, integrando cuidados de diferentes especialidades. Mesmo quando não há tratamento curativo disponível, conseguimos oferecer medicações e terapias multiprofissionais para tratar a dor e melhorar a qualidade de vida do paciente. O objetivo é oferecer um cuidado mais integrado, acompanhando o paciente de forma contínua e personalizada”, explicou Athos.

Compartilhe em suas redes

Ban_PMRB_SEME_12-08-25_1200x250_01