
Vereadores de Rio Branco assinaram nesta terça-feira, 19, na Câmara Municipal, o pedido de afastamento do superintendente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), Clendes Vilas Boas, da pasta. O pedido foi proposto pelos vereadores da base, entre eles, os que compõem o chamado “Bloquinho”.
O documento conta com oito assinaturas dos vereadores: Aiache (PP), Moacir Júnior (Solidariedade), Leôncio Castro (PSDB), Bruno Moraes (PP), Felipe Tchê (PP), João Paulo (Podemos), Márcio Mustafa (PSDB) e Samir Bestene (PP).
No texto, os parlamentares pedem o pedido de afastamento de Clendes em razão das denúncias de assédio moral. De acordo com o documento, o afastamento é necessário para:
- Garantir o amplo direito de defesa ao servidor acusado, preservando a lisura e a imparcialidade do processo investigativo;
- Evitar qualquer interferência na apuração dos fatos e assegurar que testemunhas e servidores possam se manifestar livremente;
- Resguardar o interesse público e a credibilidade da administração municipal.
Ainda conforme o documento, o afastamento cautelar é uma medida indispensável para proteger tanto a instituição quanto o próprio servidor até a completa apuração dos fatos.
Este é o terceiro pedido de afastamento de Vilas Boas do cargo após as denúncias. Com as oito assinaturas, o pedido vai ser encaminhado para a Mesa Diretora para ser analisado.