Em entrevista ao Portal Acre nesta quinta-feira, 28, durante a transmissão da segunda noite do Festival da Farinha, a presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), Taynara Martins, destacou o avanço de um importante projeto do órgão: o Programa CNH Social.
A iniciativa tem promovido inclusão social para milhares de pessoas em todo o Acre. Em 2025, mais de 5 mil vagas estão sendo disponibilizadas para candidatos de baixa renda, somando 17 mil Carteiras de Habilitação ofertadas desde o início do programa. O programa atende pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), priorizando quem mais precisa.

De acordo com Taynara, a estratégia para esta nova fase do projeto é escalonar as etapas por modalidade e facilitar o acesso, e a organização, do processo em todo o estado. A próxima fase do projeto vai incluir a modalidade rural, voltada para moradores que dependem da habilitação para atividades do dia a dia para ampliar suas condições de mobilidade e renda.
“São 5 mil pessoas em todo o estado e a gente, de certa forma, levava um número muito grande de pessoas e divulgava tudo de uma vez. Desde o ano passado, temos escalonado as etapas das modalidades e acabamos de soltar mais uma modalidade. E, em breve, vamos soltar a modalidade rural. Com as que vão ser disponibilizadas agora, serão 17 mil CNHs ofertadas. Em todos os municípios tem entrega, tem ações”, afirmou.
Segundo a presidente do Detran/AC, o programa oportuniza pessoas que realmente necessitam. “De baixa renda, inscritas no CadÚnico e que não têm realmente condições de pagar”, detalhou.
Outro ponto destacado por Taynara está no investimento que o programa tem, são mais de R$ 9 milhões que são somados a outros investimentos do Detran/AC em educação de trânsito, fiscalização, infraestrutura e valorização dos servidores. “Então, trabalhamos na engenharia, na educação e na fiscalização também”, destacou.
Além da CNH Social, o órgão também tem investido em modernização da estrutura física, como a mudança para a nova sede em Rio Branco, que buscou centralizar os atendimentos em um único lugar. A mesma proposta está sendo pensada para Cruzeiro do Sul, com o objetivo de melhorar o atendimento ao cidadão.
“Foi uma grande realização, porque hoje conseguimos atender o servidor, por exemplo, que vai renovar uma habilitação, tudo no mesmo lugar. Inclusive o atendimento médico. Esse é um grande passo que desejamos fazer aqui em Cruzeiro do Sul também. E agora estamos trabalhando no concurso público. Eu fico muito feliz, porque sou muito técnica e sou servidora, de entregar alguma coisa em nome do governo do Estado. Não para me promover pessoalmente, mas fico feliz realmente”, enfatizou.