Rio Branco, 25 de junho de 2026.

BANNER NATIVIDA AC - 05 03 2026 (1)_page-0001

Rio Branco realiza caminhada do Agosto Lilás e promove encerramento com ações de saúde

Mileny Andrade (estagiária), sob supervisão de Leônidas Badaró

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, promoveu na tarde desta quinta-feira, 28, uma caminhada em alusão ao Agosto Lilás, campanha nacional de enfrentamento à violência contra a mulher. A atividade aconteceu na Cidade do Povo, escolhida como local de concentração por ser uma das regiões mais vulneráveis da capital e palco de casos de feminicídio.

Estudantes participaram da caminhada pelo fim da violência contra a mulher. Foto: Cedida

De acordo com Rila Freze, gerente do Departamento de Políticas para Mulheres no Município, a caminhada integra uma série de ações de conscientização realizadas durante todo o mês.

“O principal objetivo é chamar a sociedade para contribuir no enfrentamento e combate das violências contra a mulher. Todos podem e devem participar dessa mobilização, porque a responsabilidade é de todos nós”, afirmou.

Durante o percurso, foram distribuídos materiais informativos e houve diálogo direto com a comunidade. A ação contou com o apoio da Policia Militar, Patrulha comunitária, escolas da região, unidades de saúde e lideranças comunitárias.

Ainda segundo Rila Freze, os números refletem a importância da mobilização. Rio Branco registrou uma redução de 50% nos casos de feminicídio no primeiro semestre de 2025 em comparação a 2024, resultado atribuído às campanhas educativas e ao fortalecimento da rede de proteção.

Campanhas educativas podem contribuir para a erradicação do feminicídio. Foto: Cedida

“A denúncia é uma ferramenta de proteção à vida. Se a mulher não denunciar, fica mais vulnerável. Por isso, precisamos de uma rede de apoio cada vez mais fortalecida e de políticas públicas que incluam saúde, justiça eficaz e oportunidades de trabalho para que as vítimas possam romper o ciclo da violência”, destacou.

Encerramento nesta sexta-feira (29)

As atividades do Agosto Lilás seguem nesta sexta-feira, 29, com o encerramento oficial a partir das 8h30, na Praça da Juventude, no bairro Cidade Nova, e contará com palestra e ações de saúde voltadas à população

Com o lema ”A prevenção e combate às violências contra a mulher é dever de todos. O ato contará com palestras e ações de saúde, reforçando a luta contra a violência de gênero exige união da sociedade, poder público e instituições parceiras.

Compartilhe em suas redes

» Mais Lidas

1
Talento do Acre
“Comecei a lutar porque sofria bullying”; Conheça o pugilista de ...
2
Boa notícia
Parceria amplia oferta de exames a crianças no Acre
3
Pedro Pascoal diz que greve dos médicos coloca vidas em risco
4
Legado, Oportunidade
Morre empresário que acreditava no esporte como transformação na ...
5
Como ajudar meu filho a falar? Dicas para estimular a linguagem d...
Grupo Oficial no WhatsApp

» Notícias Relacionadas

Portal Acre- 1200x250