
A programação do Acre Moda Revolução, evento cultural que reúne sustentabilidade e valorização do trabalho manual, encerra neste domingo, 14, após cinco dias de imersão. Das 9h às 16h e com entrada gratuita, o Horto Florestal sedia uma série de atividades de resgate à costura artesanal e a inserção do público infantojuvenil em práticas artísticas.
De acordo com a organizadora, Denise Arruda, o público tem acesso a dez tipos de serviços, como turbantes e laços, e aulas de costura e customização. “Hoje, sexta-feira, nós estamos no nosso terceiro dia e serão cinco no total, nessa imersão de costura, onde a gente faz esse resgate da costura do zero, algo feito a mão e artesanal, e vamos estar oferecendo mais de dez serviços, consertos e reparos, produção de croquis e muito mais”, disse Arruda.
Além disso, o evento conta com uma escola criativa, com atividades voltadas ao público infantil. “Nós temos ecobags para o desenho e pintura em tecido, de estojos, então nós temos muitas coisas e temos recebido muito público, principalmente na parte da manhã”, complementa.
Com um fluxo intenso de pessoas diariamente, o evento tem aproximado homens, mulheres e crianças do universo da costura. “Pessoas que nunca pegaram em uma máquina de costura estão costurando do zero, sendo auxiliados pelos profissionais, então são mais de 30 pessoas aprendendo e gostando muito do que estão produzindo”, acrescentou.

O evento é financiado pela Política Nacional Aldir Blanc (PBNAB), Governo Federal, Governo do Acre e Fundação de Cultura Elias Mansour.
“Nosso agradecimento aos nossos parceiros, que tem fornecido os recursos, todos os aviamentos e materiais disponíveis, para que as pessoas possam fazer suas produções e terem acesso gratuito a essa atividade”, finalizou.