Rio Branco, 27 de setembro de 2025.

Seagro4

Expansão no mercado andino: degustação leva sabores do Acre e conquista paladares em Lima

Comitiva do Acre em Lima na Expoalimentaria 2025: Foto lemerson Ribeiro/Anac

Demonstrar a qualidade dos produtos fabricados no estado e difundir sabores incomparáveis que conquistam paladares. Assim foi a degustação de pratos feitos com produtos da indústria acreana realizada na quinta-feira, 25, durante o segundo dia da Expoalimentaria 2025, no Centro de Exposições Jóquei Club em Surco, região metropolitana de Lima. a experiência foi promovido pela Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e Agência de Negócios do Acre (Anac).

Farofa tipicamente acreana com coco e panceta suína, risoto preparado com a mesma proteína e a pimenta peruana ají amarillo, além da farinha de tapioca com lúcuma do Peru, foram algumas das especiarias servidas ao público no Estande do Acre. De acordo com Assurbanípal Mesquita, titular da Seict, objetivo da atividade foi possibilitar a inserção dos alimentos acreanos no mercado do país andino para aumentar ainda mais o número de empresas locais para realizar exportações.

“A gastronomia é uma linguagem universal de negócios. Ao proporcionar essa experiência sensorial com produtos da indústria acreana, mostramos ao mercado andino e internacional que o Acre produz alimentos com identidade, qualidade e potencial competitivo. A degustação não é apenas uma ação promocional, é uma ferramenta estratégica para abrir novos mercados e conectar nossos empreendedores à cadeia global de valor com exaltação da nossa indústria”, disse o gestor.

Waleska Bezerra, presidente da Anac, destacou que as carnes utilizadas para preparar os pratos foram cedidas pela Dom Porquito, cuja a Agência tem participação societária. “É um momento importante para que os peruanos e pessoas de outros países presentes na feira conheçam melhor a nossa carne suína, farinha, castanha e outros produtos. É uma grande oportunidade para que elas saibam da alta qualidade e comprem nossos produtos. Ficamos felizes pelo sucesso dessa ação”.

Diretor da Dom Porquito, Paulo Eduardo Santoyo afirmou que o apoio do governo em projetar ainda mais a imagem da empresa, é a materialização dos esforços do governador Gladson Camelí em fortalecer a economia local pela iniciativa privada. “A gente percebe o carinho que o governo, pela Seict, tem pelo setor. Aqui não estão somente as grandes empresas, a gente percebe o cuidado em trazer as pequenas e médias para que todas tenham acesso ao mercado internacional”, falou.

E os pratos tiveram um incremento especial, as mãos e o talento do chef acreano Alex Feijó Nery, que se formou no Peru e atua no Chile. “Fazer esses pratos com igredientes da minha terra foi como voltar ao passado, muito gratificante e especial. A gente sai do Acre, mas os sabores de lá não saem da nossa mente e coração. Foi espetacular sentir novamente os gostos dos produtos acreanos, que estão com ainda mais qualidade, e cozinhar para o meu povo e meu governo”, celebrou.

O empresário peruano Alfredo Rusca, que mora em Lima, foi um dos atraídos pelos sabores expostos na ação. Ele afirmou já ter tido um pouco de contato com a culinária acreana, mas que conheceu melhor as comidas típicas do estado na degustação. “Depois de experimentar os pratos aqui posso afirmar, eu amo a comida do Acre. O Peru tem uma grande fama pela comida, somos exigentes e não comemos qualquer coisa. Mas tudo aqui está muito bom. O estande tem uma variedade interessante de produtos que têm qualidade e um sabor incomparável”, finalizou ele.

Com informações da Agência de Notícias do Acre 

Compartilhe em suas redes

» Mais Lidas

1
Como ajudar meu filho a falar? Dicas para estimular a linguagem d...
2
Empreendedores podem participar de feiras em Rio Branco; Saiba co...
3
Pedro Pascoal diz que greve dos médicos coloca vidas em risco
4
Talento do Acre
“Comecei a lutar porque sofria bullying”; Conheça o pugilista de ...
5
Boa notícia
Parceria amplia oferta de exames a crianças no Acre
Sem Fronteiras

» Notícias Relacionadas

sem fronteiras1