Rio Branco, 4 de novembro de 2025.

23.1---DIGITAL_MASTER---PMRB_FAMÍLIA-ACOLHEDORA

Seminário da Apex fortalece potencial de exportação de produtos acreanos

Evento acontece no Centro de Convenções da UFAC: Foto Emely Azevedo

Com o objetivo de debater oportunidades de negócios e estratégias de exportações de produtos que compõem as cadeias produtivas amazônicas, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), realizou nesta segunda-feira, 29, o seminário “Diálogos Exporta Mais Amazônia Acre 2025”, no Centro de Convenções da Universidade Federal do Acre (Ufac).

O evento, que conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), reuniu lideranças e especialistas de diversos setores, assim como produtores dos ramos do café, açaí, farinha, doces e do artesanato.

Segundo o presidente da Apex, Jorge Viana, a iniciativa é de extrema importância para fortalecer o potencial da Amazônia.

“A Amazônia tem um potencial de exportação enorme, talvez o maior do Brasil, mas ainda exporta pouco. Então nós temos 25 compradores, que representam empresas de 18 países, como China, Japão, Índia, Estados Unidos, que poderão conhecer mais de 45 empresas na área da castanha, carne bovina e suína, frutas, artesanato, então é uma oportunidade que a gente coloca e eu não tenho dúvida de que depois da rodada de negócios, nós iremos sair daqui com contratos fechados”, disse o presidente.

Evento é realizado pela ApexBrasil, presidida pelo ex-governador Jorge Viana: Foto Emely Azevedo

Ainda de acordo com Jorge Viana, o evento é um ótimo aquecimento para a COP-30. “Esse trabalho é um ótimo aquecimento para a COP30, porque a gente pode desenvolver a bioeconomia, que é essa economia que preserva e que todo mundo tem curiosidade e quer produzir, então as coisas estão caminhando bem e não tenho dúvida de que dará resultados”, acrescentou.

Para o analista do Sebrae, Aldemar Maciel, o Exporta Mais se destaca como um evento essencial para a aproximação comercial dos empreendedores do Acre com os compradores internacionais. “É uma ação muito importante, porque nós temos produtos e serviços originais e característicos da nossa região, que são produtos da nossa bioeconomia, do artesanato, dos doces, e eles estão muito bem desenvolvidos por um trabalho feito pela Apex em parceria com o Sebrae, que vem justamente para qualificar e orientar os empreendedores do Acre”, pontuou Maciel.

Analista do Sebrae destacou o evento como essencial para a aproximação comercial dos empreendedores do Acre com os compradores internacionais: Foto Emely Azevedo

Compartilhe em suas redes

» Mais Lidas

1
Médicos do estado decidem deflagrar greve na sexta-feira
2
Calixto falando ou dizendo?
3
Bombeiros iniciam busca por pai e filho que desapareceram após sa...
4
Representantes da classe política prestigiam inauguração e destac...
5
Vai parar
Greve dos médicos no Acre começa nesta sexta; Saiba o que funcion...
Sem Fronteiras

» Notícias Relacionadas

Solerni Energisa Solar