
173 novos policiais penais e servidores administrativos do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) foram empossados nesta segunda-feira, 6. A cerimônia foi realizada no auditório do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran), e contou com a presença de autoridades e lideranças acreanas.
Os servidores serão alocados em municípios como Rio Branco, Sena Madureira, Senador Guiomard e Cruzeiro do Sul, com o intuito de fortalecer o sistema penitenciário e garantir o pleno funcionamento dos serviços ofertados pelo Iapen à sociedade.
Para o governador Gladson Camelí, a contratação de efetivo para o sistema de segurança do estado é representativo e o primeiro passo na missão de reestruturar os concursos públicos e efetivar os aprovados. “Estamos convocando 173 policiais penais e 10 servidores administrativos, que com certeza irão contribuir para a eficiência da Polícia Penal e de todo o sistema penitenciário”, disse o gestor.
Camelí garantiu que a gestão já iniciou os estudos para viabilizar a contratação de novos aprovados até o final de 2025, já que o estado se encontra no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal. “Ao lado do presidente Marcos Frank, nós já estamos fazendo a avaliação para saber como podemos convocar os demais aprovados e fortalecer o nosso estado”, complementou.

De acordo com o presidente do Iapen, Marcos Frank Costa, a contração é uma contribuição valiosa para o setor. “Se trata da posse de servidores que irão compor o quadro efetivo do Iapen e reforçar ainda mais as atividades relacionadas à segurança dos estabelecimentos penais e também de assistência aos apenados”, pontuou.
O deputado estadual Arlenilson Cunha (PL), esteve presente na solenidade e parabenizou o governador Gladson Camelí pelo empenho em fortalecer a instituição. “É com muita satisfação que participo dessa solenidade, porque isso demonstra um compromisso com a sociedade. Parabéns a toda equipe de gestão que tem defendido essa pauta e hoje estamos aqui em um momento de celebração”, comentou.
Cunha acrescentou que a Casa Legislativa estará à disposição do Governo para garantir que novos servidores sejam empossados até o final do ano. “Esse é um serviço essencial e o governador tem agido com muita prudência em relação a folha de pagamento dos servidores, com muita diligência, e enquanto político, com certeza estaremos auxiliando dentro da Casa Legislativa para que a gente possa avançar e fazer as contratações”.
João Paulo Lopes, de 28 anos, é um dos aprovados que tomou posse. Segundo o novo servidor do Iapen, o sentimento de chegar até o final do processo seletivo é de gratidão, e destacou que a nova jornada exige responsabilidade redobrada.
“Foi um concurso bastante concorrido e graças a Deus eu consegui chegar até aqui, concluir todas as etapas, e fica a gratidão e o mérito de ter chegado até aqui. Sem dúvidas é um grande desafio, que existe muita responsabilidade, mas nós fomos muito bem capacitados durante o curso de formação, com profissionais qualificados e instruções muito diretas”, compartilhou.