O município de Assis Brasil foi um dos grandes destaques do 3º Concurso de Qualidade do Café Robusta Amazônico do Acre (Qualicafé), conquistando o segundo e quarto lugar da maior premiação do setor cafeeiro do estado. Ao Portal Acre, o produtor Valderi da Silva Cunha, o segundo vencedor, relatou que a conquista chegou com um misto de surpresa e gratidão.

“Meu coração e o da minha família está a mil, porque é a primeira vez que estamos participando o concurso, então é muito emocionante e extraordinário estar aqui junto de todos esses produtores, porque eu nem imaginava essa oportunidade. Eu estou há quatro anos produzindo e quando chegou o convite, fiquei muito receoso, mas me incentivaram, falaram que ia dar certo e graças a Deus, estamos aqui”, disse.
Valderi leva para casa o valor de R$ 29 mil, que deve ser utilizado para ampliar a produção. “Eu trabalho com a minha família e recebo apoio de um vizinho, e isso tem dado certo, ainda tempos pouco café, temos apenas quatro hectares de terra, mas agora os planos é aumentar e continuar produzindo”, acrescentou.
O produtor pontuou que o prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, foi um grande incentivador do desenvolvimento do setor cafeeiro no município. “A gente conseguiu ver a potência do café e de que isso poderia ser um meio de vida quando o nosso prefeito, ao assumir a gestão, fez um investimento e convidou um grupo de produtores que ele já conhecia para produzir em Assis Brasil, e desde então a gente viu, realmente, a força da produção”, finalizou.

Para Jerry Correia, o grupo buscou incentivar e oportunizar o acesso a assistência técnica qualificada. “Nós começamos com 15 produtores que acreditaram nessa política e esse grupo foi crescendo a cada ano, e em quatro anos, tivemos o plantio de 500 mil mudas. Estar entre as quatro colocações é um reconhecimento enorme, e nos faz ver que realmente investimos certo e que temos que fortalecer ainda mais a cadeia produtiva no nosso município”.